CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho consiste na identificação, mapeamento e caracterização dos depósitos tecnogênicos associados aos fundos de vale da bacia hidrográfica do ribeirão Anicuns, na região sudoeste da cidade de Goiânia, Goiás. A análise dos depósitos tecnogênicos seguiu quatro etapas: a pesquisa preliminar; o mapeamento geral, contemplando a distribuição das feições tecnogênicas pela área de pesquisa; o mapeamento detalhado, com a seleção de duas áreas de detalhe; e a caracterização dos depósitos identificados. Como resultado foram identificados cinco tipos de depósitos tecnogênicos, classificados em construídos e induzidos. A metodologia aplicada se mostrou eficiente para a identificação dos depósitos, e sua análise possibilitou a identificação de algumas das transformações do ambiente natural pelos processos de produção do espaço. Compreendendo umas das vertentes de análise da relação entre o homem e a natureza.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
BRITO, Gisele Silveira de; ZAINE, José Eduardo; JULIORUBIN, Julio Cezar Rubin de. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44783. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44783. Acesso em: 28 dez. 2025.