CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO

Conteúdo do artigo principal

Gisele Silveira de Brito
José Eduardo Zaine
Julio Cezar Rubin de JulioRubin

Resumo

O presente trabalho consiste na identificação, mapeamento e caracterização dos depósitos tecnogênicos associados aos fundos de vale da bacia hidrográfica do ribeirão Anicuns, na região sudoeste da cidade de Goiânia, Goiás. A análise dos depósitos tecnogênicos seguiu quatro etapas: a pesquisa preliminar; o mapeamento geral, contemplando a distribuição das feições tecnogênicas pela área de pesquisa; o mapeamento detalhado, com a seleção de duas áreas de detalhe; e a caracterização dos depósitos identificados. Como resultado foram identificados cinco tipos de depósitos tecnogênicos, classificados em construídos e induzidos. A metodologia aplicada se mostrou eficiente para a identificação dos depósitos, e sua análise possibilitou a identificação de algumas das transformações do ambiente natural pelos processos de produção do espaço. Compreendendo umas das vertentes de análise da relação entre o homem e a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRITO, G. S. de; ZAINE, J. E.; JULIORUBIN, J. C. R. de. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44783. Acesso em: 15 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gisele Silveira de Brito, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista

José Eduardo Zaine, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista

Julio Cezar Rubin de JulioRubin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pontifícia Universidade Católica de Goiás