CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho consiste na identificação, mapeamento e caracterização dos depósitos tecnogênicos associados aos fundos de vale da bacia hidrográfica do ribeirão Anicuns, na região sudoeste da cidade de Goiânia, Goiás. A análise dos depósitos tecnogênicos seguiu quatro etapas: a pesquisa preliminar; o mapeamento geral, contemplando a distribuição das feições tecnogênicas pela área de pesquisa; o mapeamento detalhado, com a seleção de duas áreas de detalhe; e a caracterização dos depósitos identificados. Como resultado foram identificados cinco tipos de depósitos tecnogênicos, classificados em construídos e induzidos. A metodologia aplicada se mostrou eficiente para a identificação dos depósitos, e sua análise possibilitou a identificação de algumas das transformações do ambiente natural pelos processos de produção do espaço. Compreendendo umas das vertentes de análise da relação entre o homem e a natureza.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BRITO, G. S. de; ZAINE, J. E.; JULIORUBIN, J. C. R. de. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS APLICADOS A BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, EM GOIÂNIA - GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44783. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44783. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").