ANÁLISE DOS FATORES CONDICIONANTES DE MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE REGISTROS HISTÓRICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O município de Porto Alegre é altamente suscetível a movimentos de massa, os quais ocasionam perdas econômicas, sociais e ambientais. Com o intuito de mitigar esses impactos e compreender melhor esses processos torna-se necessário mapear as áreas afetadas pelos mesmos, uma vez que movimentos de massa recentes podem sugerir futuros padrões de instabilidade. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo elaborar um inventário de movimentos de massa e analisar os fatores que contribuem para a sua ocorrência no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, foram consultados relatórios de vistoria do Programa de áreas de Risco (PAR) de Porto Alegre, de 2007 a 2013. Posteriormente, analisou-se a distribuição espacial e temporal desses registros, bem como a sua relação com os principais fatores condicionantes, por meio da aplicação de técnicas de geoprocessamento. Ao total, foram registradas 132 ocorrências de movimentos de massa, das quais 114 correspondem a escorregamentos e 18 a quedas de blocos. Além disso, mapearam-se 84 locais com predisposição à ocorrência de escorregamentos e 31 à quedas de blocos. No caso dos escorregamentos, os fatores condicionantes mais relevantes na área de estudo foram declividade, geologia e distância de lineamentos. Além disso, a ação antrópica foi o principal agente deflagrador. O inventário elaborado permite indicar os locais onde é necessário realizar mapeamentos detalhados, como por exemplo, análises de suscetibilidade e risco, constituindo num subsidio importante para tomadores de decisão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE BRITO, M. M.; WEBER, E. J.; KRIGGER, V. S.; LEITZKE, F. P. ANÁLISE DOS FATORES CONDICIONANTES DE MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE REGISTROS HISTÓRICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44450. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44450. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").