AVALIAÇÃO DE SUSCEPTIBILIDADE DE RISCO À EROSÃO, UTILIZANDO AS VARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS, PARA AS SERRAS DA PORÇÃO SUL DO MACIÇO CENTRAL DO CEARÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas últimas décadas desastres naturais ocasionados por deslizamentos de encosta têm causado muitas mortes no Brasil. Cartas de suscetibilidade à movimentos de massa têm sido empregadas para apontar áreas suscetíveis a esses fenômenos em regiões serranas, permitindo melhor planejamento do uso e ocupação da terra. Este trabalho apresenta cartas de suscetibilidade à movimentos de massa, baseadas na análise das variáveis morfométricas, naturais e ambientais, como forma de efetuar uma avaliação multicriterial de análise de suscetibilidade. Produtos de sensores remotos (Landsat 8 e Topodata) e mapas pré-existentes (geologia, solo, vegetação) foram empregados, onde a metodologia aplicada foi desenvolvida dentro de um ambiente SIG por meio da utilização de álgebra de mapas para geração das cartas de suscetibilidade morfológica, ambiental e natural à movimentos de massa. O cálculo envolveu ponderações, onde as influências das variáveis e os pesos das unidades foram desenvolvidos e analisados por meio dos métodos Delphi e AHP. Os resultados obtidos possibilitaram a identiï¬cação de pequenas diferenças nos valores de suscetibilidades, deï¬nidos em cinco classes (Muito Baixa, Baixa, Média, Alta e Muito Alta). Essas pequenas diferenças ocorreram entre as cartas morfológica e ambiental, onde refletiram o peso da ação antrópica nos valores das influências dadas. A CASMO (Carta de Suscetibilidade Morfológica) apresentou mais diferenças entre as demais cartas, mas isso foi em função da diferença de resoluções entre os produtos analisados. Conclui-se que os métodos empregados foram eï¬cientes para esta avaliação e que as cartas CASAM (Carta de Suscetibilidade Ambiental) e CASNA (Carta de Suscetibilidade Natural) geraram as melhores análises na escala de 1:25.000.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DO CARMO, A. M.; SOUTO, M. V. S.; DUARTE, C. R.; LOPES, P. S.; SABADIA, J. A. B. AVALIAÇÃO DE SUSCEPTIBILIDADE DE RISCO À EROSÃO, UTILIZANDO AS VARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS, PARA AS SERRAS DA PORÇÃO SUL DO MACIÇO CENTRAL DO CEARÁ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44443. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44443. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").