AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL PLANIMÉTRICA DE ORTOIMAGENS DISPONIBILIZADAS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ferramenta Basemap do software ArcGIS disponibiliza uma série de informações espaciais como mapas topográficos e ortoimagens que podem ser utilizadas como plano de fundo para compor diversas aplicações. O Basemap também pode ser utilizado para extração de feições a ï¬ m de gerar ou atualizar uma base cartográï¬ca. Entretanto, seu uso é realizado sem nenhum conhecimento sobre a qualidade posicional do mesmo. Para tanto, foi avaliada a acurácia planimétrica de ortoimagens do Basemap para a Bacia Ribeirão São Bartolomeu, no município de Viçosa-MG, aplicando o método tradicional de feições pontuais e três métodos de feições lineares: Banda Épsilon, Buffer Simples e Buffer Duplo. Utilizou-se como padrão de acurácia posicional o Decreto-lei nº 89.817 aliada à ET-ADGV. O resultado obtido utilizando o método da Banda Épsilon apresentou classiï¬cação Classe A na escala 1:10.000. Já os métodos Buffer Simples e Buffer Duplo apresentaram resultados semelhantes ao método tradicional por pontos, que por sua vez, foram mais restritivos que o método da Banda Épsilon, classiï¬cando as ortoimagens como Classe B na escala 1:10.000. Por ï¬ m, foi aplicada análise de tendência, sendo veriï¬cada a presença de efeitos sistemáticos nas ortoimagens avaliadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ZANETTI, J.; DE PAULA, R. M.; DOS SANTOS, A. de P.; MEDEIROS, N. das G. AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL PLANIMÉTRICA DE ORTOIMAGENS DISPONIBILIZADAS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44364. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44364. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").