REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: O CAMINHO PARA UMA GESTÃO EFICAZ DE PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a situação da regularização fundiária dos parques nacionais brasileiros pertencentes ao bioma cerrado e fazer um estudo de caso no parque nacional de chapada dos Guimarães, para aprofundar o conhecimento. O método aplicado foi baseado na Analise Multicritério de Apoio à Decisão, subsidiado pela elaboração de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), que integrados permitiram a visualização, a compreensão e mensuração da problemática. Como resultado, concluiu-se que existem soluções, sendo que o primeiro passo é investir em um levantamento cadastral eficaz e já georreferenciado de todos os imóveis existentes e fazer a discriminação das terras públicas das privadas, o segundo seria tomar iniciativa para proceder as desapropriações ou outras formas de aquisições, e a terceira seria de criar alternativas para melhor aproveitar os instrumentos legais e os recursos já disponíveis, mas proceder desta forma implica em mudança de paradigma por parte do órgão gestor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ALMEIDA, G. A. G.; LOCH, C. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: O CAMINHO PARA UMA GESTÃO EFICAZ DE PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n3-43799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43799. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").