AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE FATORES QUE IMPACTAM O DESEMPENHO DA LEITURA DE MAPAS TOPOGRÁFICOS DE DIFERENTES PAÍSES
Main Article Content
Abstract
A disponibilização de mapas através da Internet permite que os usuários em todo o mundo acessem informações geradas por cartógrafos e geógrafos de outros países. A hipótese desta pesquisa é que a familiaridade com um projeto cartográï¬co tem papel preponderante no processo de leitura e interpretação de mapas de uso geral, em especial os topográficos de mapeamentos sistemáticos. Nesta etapa, avaliou-se as respostas de usuários de cartograï¬a utilizando mapas topográficos brasileiros e poloneses na leitura por usuários destes países em tarefas comuns de uso de mapas. Foi elaborado um questionário aplicado através da internet para avaliação das respostas de usuários de mapas. Cinquenta e três voluntários responderam ao questionário com perguntas sobre a leitura básica de mapas topográficos brasileiros e poloneses e croquis elaborados a partir destes. Os resultados mostram que o treinamento em determinado tipo de simbologia influencia as preferências do usuário e da maneira como os mapas são lidos.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").