ANÁLISE DA ACURÁCIA NO PPP A PARTIR DA SOLUÇÃO DE AMBIGUIDADES GPS EM CURTOS PERÍODOS DE OCUPAÇÃO
Main Article Content
Abstract
O Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) é um método de posicionamento GNSS atualmente em evidência na área de Geodésia. Embora seja usual ver citado na literatura que para realizar o PPP apenas um receptor é necessário, na realidade deve-se ter disponível uma boa infraestrutura global, como por exemplo, uma rede de estações como a do IGS, que fornece os produtos GNSS necessários para essa finalidade. As ambiguidades das medidas da fase da onda portadora usualmente são calculadas como solução real (float) no processamento de dados no modo PPP e a obtenção da solução inteira (solução fixa) tem sido um desafio contínuo para a comunidade científica geodésica. Quando as ambiguidades são fixadas corretamente, a alta acurácia no PPP é obtida em curtos intervalos de tempo. No presente trabalho são realizadas investigações a respeito da solução de ambiguidades, visando avaliar as melhorias do método em diferentes tempos de rastreio. Para tanto foi utilizado o algoritmo Ambizap para solucionar as ambiguidades envolvidas entre cinco estações de teste e uma rede GNSS usada suporte. Os resultados obtidos foram comparados com a solução SIRGAS SIR09P01 e verificou-se que a qualidade do posicionamento pode melhorar, em alguns casos significativamente, após a solução das ambiguidades em intervalos de tempo de até uma hora. A componente leste chegou a apresentar melhorias acima de 60% e as componentes norte e vertical melhoraram cerca de 40% em termos de EMQ após a solução das ambiguidades com 30 minutos de dados.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").