VIABILIDADE DO USO DE IMAGENS DO SISTEMA RAPIDEYE NA DETERMINAÇÃO DA BATIMETRIA DE ÁGUAS RASAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento da profundidade de um corpo d'água é de extrema importância para o estudo e gestão dos recursos hídricos. No entanto, levantamentos batimétricos, com o uso de ecobatímetros, apesar de fornecerem elevada precisão, são demorados e de alto custo. Por outro lado, imagens orbitais podem oferecer mapas batimétricos a baixo custo cobrindo grandes áreas, inclusive de difícil acesso. O presente trabalho teve como principal objetivo veriï¬car a aplicabilidade de imagens RapidEye como alternativa para extração da batimetria de águas opticamente rasas. Para tal foi utilizado o índice NDWI em uma imagem do município de Viçosa-MG, contendo lagoas utilizadas como área de estudo, onde foi feita a comparação com um levantamento batimétrico tradicional. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia proposta, de custo relativamente baixo e reduzido tempo de execução, pode ser empregada para a elaboração preliminar de projetos na área de gestão de recursos hídricos. Porém, deve-se ressaltar que o NDWI ainda requer testes a serem realizados em locais com diferentes características da água.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, Ítalo O.; ZANETTI, J.; GRIPP, J. S.; MEDEIROS, N. das G. VIABILIDADE DO USO DE IMAGENS DO SISTEMA RAPIDEYE NA DETERMINAÇÃO DA BATIMETRIA DE ÁGUAS RASAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44363. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44363. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").