Níveis de Referência Hidrográfico: uma Abordagem Descritiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A execução de um Levantamento Hidrográfico (LH) é um processo contínuo, desde o reconhecimento até à aprovação dos resultados nos quais todas as partes envolvidas efetuam um trabalho minucioso. Para tal, é importante ser detentor de conhecimento específico das normas, metodologias e tecnologias utilizadas na hidrografia. Contudo, principalmente no Brasil, o conhecimento, a prática e a literatura acerca de levantamentos hidrográficos ainda atingem menores proporções do que se espera de um país com dimensões continentais e extenso em litoral. A IHO (International Hydrographic Organization) especifica que, para um LH é necessário relacionar todas as profundidades medidas, independentemente do estágio da maré ou do nível da água no momento da sondagem, a um nível de referência hidrográfico comum. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos relacionados aos níveis de referência considerados nos estudos e levantamentos hidrográficos em áreas costeiras e oceânicas. Realizou-se um levantamento bibliográfico a partir de literaturas, principalmente internacionais, de apoio relacionadas a levantamentos hidrográficos, sua caracterização e metodologias, os quais serviram de apoio aos conceitos aqui apresentados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").