MODELAGEM DINÂMICA ESPACIAL PARA O MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO URBANO NO ENTORNO DO DUTO ORBEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obtenção de informação sobre as condições da rede dutoviária representa papel primordial na segurança de dutos que transportam produtos perigosos. Para a minimização dos riscos associados a possíveis acidentes, tanto decorrentes dos processos naturais quanto de causas antrópicas relacionadas ao uso e cobertura da terra, torna-se necessário o monitoramento das áreas próximas aos dutos. Neste sentido, os modelos matemáticos em estudos ambientais ajudam a entender o impacto das mudanças no uso e/ou cobertura da terra e a prever alterações futuras nos ecossistemas. A área de estudo compreende porções dos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu e tem por objetivo avaliar o crescimento urbano de uma área atravessada por dutos, gerando um cenário anual de cobertura da terrar para o período de 10 anos. A modelagem realizada neste trabalho, utilizou como entrada mapas de cobertura da terra dos anos de 1987 e 1998, obtidos através de imagens do sensor TM/ Landsat. Seis variáveis espaciais (altimetria, declividade, distância das principais rodovias, distância dos principais rios, áreas protegidas, e litologia) foram utilizadas para explicar as mudanças ocorridas na cobertura da terra. Para a calibração do modelo, utilizou-se o método de pesos de evidência. Neste método valores positivos favorecem determinada transição, enquanto valores negativos indicam baixa probabilidade de transição, e valores próximos a zero não exercem efeito. A validação do modelo se deu pelo método de similaridade fuzzy, com decaimento exponencial. Os resultados mostram que o cenário gerado apresenta um aumento de 0,84 km2 para a classe "área construída", no período de 10 anos. Este aumento representa um total de 13,61%, enquanto a classe vegetação arbórea reduziu 1,17 km2, correspondente a um total reduzido de 7,54%. Os resultados da modelagem apontam para o crescimento dos bairros periféricos próximos ao Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DELANEZE, Marcelo Elias; RIEDEL, Paulina Setti; MARQUES, Mara Lúcia; FERREIRA, Mateus Vidotti. MODELAGEM DINÂMICA ESPACIAL PARA O MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO URBANO NO ENTORNO DO DUTO ORBEL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44756. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44756. Acesso em: 5 dez. 2025.