APLICAÇÃO DE SÉRIE TEMPORAL MÍNIMA PARA SIMULAÇÃO DE VAZÕES EM BACIA EXPERIMENTAL DO CERRADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Grande parte das bacias hidrográï¬cas experimentais implantadas no âmbito de projetos de pesquisa, tem duração de apenas dois ou três anos, limitando os primeiros estudos hidrológicos ao uso de séries temporais mínimas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar e discutir os riscos inerentes à utilização de curtas séries temporais em estudos de simulação de vazões, mesmo em uma bacia agrícola intensamente caracterizada e monitorada no bioma Cerrado. O estudo foi desenvolvido na Bacia Experimental do Alto Rio Jardim- BEARJ (105 km²), situada no Distrito Federal. Utilizaram-se para tanto dados de uma estação fluviográï¬ca instalada no exutório da bacia, quatro estações pluviográï¬cas, uma estação climatológica, cinquenta poços piezométricos e cinquenta e quatro perï¬s de solos. O trabalho foi desenvolvido com o uso do SWAT (Soil and Water Assessment Tool). Na busca de um período critico para a análise, foram selecionados dois anos consecutivos de dados com totais anuais de precipitação similares na bacia, em torno de 1.100 mm, porém, com distribuição temporal diferenciada ao longo dos meses. O primeiro ano de dados foi utilizado para a calibração manual do modelo, obtendo-se índice de Nash e Sutcliff e igual a 0,60, considerado satisfatório. Os dados do segundo ano da série de vazões diárias foram utilizados na tentativa de validação do modelo, o que não foi alcançado, sendo o índice de Nash e Sutcliff e negativo, igual a -0,84. Os resultados indicam que, mesmo sendo a bacia bem caracterizada e monitorada, a existência de uma série histórica pequena e com grande variação do regime hidrológico mensal pode inviabilizar a validação do modelo gerado.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").