METODOLOGIA PARA TOMADA DE DECISÃO NO ÂMBITO DE RISCOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS:DESMORONAMENTOS E ENCHENTES EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NA BACIA DO CÓRREGO CABUÇU DE BAIXO - SP

Conteúdo do artigo principal

Tiago Badre Marino
Jorge Xavier da Silva
José Alberto Quintanilha

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Córrego Cabuçu de Baixo é um típico exemplo do que acontece em muitas cidades brasileiras. É uma bacia em acelerado processo de urbanização, mas ainda em condições para o controle, se bem administrada pelos seus gestores. Este trabalho objetiva a criação de mapeamentos que retratem avaliação positiva das condições ambientais (que pode ser chamado de "potencial") ou negativa (genericamente chamados de "risco" ambiental). Todos os procedimentos computacionais realizados foram conduzidos pela metodologia de Análise Ambiental, utilizando o SIG VISTA/SAGA/UFRJ para processamento dos mapeamentos, obtenção e validação dos resultados. O resultado final das avaliações ambientais realizadas produz um mapa classificado com notas entre zero e dez, onde as notas mais baixas são atribuídas às localidades mapeadas com baixo risco de ocorrências de enchentes e desmoronamentos. De forma análoga, classes com maiores notas representam localidades com ocorrência de assentamentos precários sob-risco iminente de inundações, deslizamentos de terra e desmoronamentos. Estes mapas são denominados como "áreas Críticas". Também são conduzidas análises para o mapeamento de áreas indicadas para transposições de localidades situadas em áreas críticas. A sobreposição destes dois últimos mapas aponta as localidades indicadas para transposições de assentamentos sob-risco iminente dos eventos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARINO, T. B.; XAVIER DA SILVA, J.; QUINTANILHA, J. A. METODOLOGIA PARA TOMADA DE DECISÃO NO ÂMBITO DE RISCOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS:DESMORONAMENTOS E ENCHENTES EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NA BACIA DO CÓRREGO CABUÇU DE BAIXO - SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n1-43779. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43779. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tiago Badre Marino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Jorge Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

José Alberto Quintanilha, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)