AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO DO RADAR INTERFEROMÉTRICO SAR-SIPAM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os dados do radar imageador obtidos pela plataforma aérea R99 do Projeto SIPAM ainda esperam por validações em relação às suas precisões. Uma destas validações consiste na determinação da precisão topográfica de geração automática de RDEM (Radar Digital Elevation Model), obtido por técnica interferométrica na banda X. Nesse trabalho, a avaliação da precisão topográfica do RDEM foi feita por comparação com o DEM topográfico da área estudada, através de método de subtração. Identificou-se, primeiramente, que devido aos deslocamentos de trajetória da aeronave, o RDEM precisou ser ajustado por meio de correção planimétrica, resultando num erro RMS de 8,04 metros. O outro ajuste necessário foi a redução de uma componente de alta freqüência nos valores dos pixels que introduzia um erro adicional, o que foi conseguido por meio de filtros gauss passa baixa. Com a filtragem, o erro RMS da precisão topográfica do RDEM variou de 4,64m a 5,61m, dependendo da distância da área imageada à antena, valor que está bem próximo do erro especificado pelo fabricante, que é de 5,0 metros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PINTO, M. B. P.; MENESES, P. R.; SANTA ROSA, A. N. de C.; ANDRADE, N. S. de O. AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO DO RADAR INTERFEROMÉTRICO SAR-SIPAM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43741. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43741. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").