Otimização de Rotas de Ônibus baseada em Demanda obtida por Dados de Posicionamento GNSS

Conteúdo do artigo principal

Henrique Candido de Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-2783-4668
Rafael Lino dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-5184-616X
Luciano Aparecido Barbosa
https://orcid.org/0000-0001-7973-0708
Diogenes Cortijo Costa
https://orcid.org/0000-0003-0084-6252
Ricardo Antunes Barbosa
https://orcid.org/0000-0003-2385-9339
Rafael Pereira de Sousa
https://orcid.org/0000-0003-0416-9690

Resumo

O crescimento urbano na perspectiva de território e população se tornou uma das maiores preocupações deste século. Em função deste fenômeno, órgãos de planejamento e gestão de transporte público do país buscam ofertar um serviço de qualidade baseado em um sistema otimizado da rede de transporte. Entender a demanda de passageiros constitui-se como uma tarefa fundamental deste processo. Assim, o método proposto neste trabalho prevê a determinação da demanda de volume de passageiros de forma automatizada a partir de dados de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) fornecidos por uma plataforma IoT (Internet of Things). O trabalho tem por objetivo identificar variações de demanda de passageiros, a partir do uso de mapas de densidade, e otimizar rotas do serviço de transporte público, tendo a Universidade Estadual de Campinas como área de estudo. Experimentos foram realizados a partir de uma das rotas que compreendem o sistema de transporte da Universidade. Os resultados foram satisfatórios, pois apresentaram uma redução de 1,43 km em relação ao percurso realizado pela rota original, representando um impacto financeiro inicial de aproximadamente 18% de redução do custo total anual com a contratação de serviço de transporte. Portanto, o método apresenta-se como uma alternativa viável para obtenção de dados fundamentais para tarefa de roteirização para as linhas de ônibus do campus, podendo ser replicado para os demais trajetos que compõem o sistema de transporte público da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, H. C. de; SANTOS, R. L. dos; BARBOSA, L. A.; COSTA, D. C.; BARBOSA, R. A.; SOUSA, R. P. de. Otimização de Rotas de Ônibus baseada em Demanda obtida por Dados de Posicionamento GNSS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 2, p. 326–344, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n2-51511. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/51511. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Henrique Candido de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geotecnia e Transportes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)