Educação Popular em Saúde
uma análise de estratégias de implementação e a convergência de princípios da EPS em planos estaduais de educação permanente em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73512Palavras-chave:
Saúde Pública, Controle Social Formal, Educação Popular em SaúdeResumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que analisou a existência de estratégias institucionalizadas de educação popular em saúde (EPS) e o grau de convergência da inclusão de princípios da EPS em planos estaduais de educação permanente. O método se caracteriza como um estudo de casos que desenvolveu uma análise de conteúdo temático com grau de convergência conceitual. Uma matriz de categorias operacionais foi estabelecida e aplicada aos documentos identificados. Os resultados demonstram que há estratégias de implementação da EPS em todas as regiões geográficas brasileiras, com concentração no Nordeste. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde e seu plano operativo são propostas com grau de convergência avançado para os princípios da EPS. Foram identificados três planos estaduais de educação permanente em saúde, com grau de convergência intermediário para os princípios participação, controle social e gestão participativa; avançado para a formação, comunicação e produção de conhecimento; e insuficiente para o cuidado em saúde, intersetorialidade e diálogos multiculturais. Conclui-se serem necessários esforços para a efetivação da EPS, resistindo a modelos de formação tecnicistas de gestão centralizada e de negação da participação social no Sistema Único de Saúde.
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