Educação superior para a saúde do campo e quilombola

relato de experiência de integração do ensino, serviço e comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73746

Palavras-chave:

Saúde, Quilombolas, Relações e´tnico-raciais

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma ação curricular de extensão para cursos de graduação na área da saúde de um centro acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na perspectiva de promover a formação de trabalhadores e trabalhadoras de saúde do campo e de comunidades quilombolas, realizou-se um itinerário pedagógico pela vivência de discentes e docentes em atividades realizadas no território quilombola de Castainho, em Garanhuns, no ano de 2023, no formato de aulas de campo, em três dias de imersão na comunidade e serviço de saúde. O texto demonstra as dinâmicas efetuadas, discutindo contradições, aspectos de negação do direito à saúde, o modo de vida, a sociabilidade quilombola, a historicidade, o autorreconhecimento e relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

  • José Marcos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida pelo Instituto Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa e Ensino em Saúde e Educação; líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Direitos Humanos, Colonialidade e Desigualdades.

  • Flavio Renato Barros da Guarda, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; líder do Grupo de Estudos em Políticas de Saúde, Esporte e Lazer; presidente da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde.

  • Rosely Tavares de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa – Etnos.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

SILVA, José Marcos da; GUARDA, Flavio Renato Barros da; SOUZA, Rosely Tavares de. Educação superior para a saúde do campo e quilombola: relato de experiência de integração do ensino, serviço e comunidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 503–520, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73746. Acesso em: 5 dez. 2025.