Aproximações entre a gestão democrática e a educação popular

Autores

  • Renata Nunes Duarte Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gilvan dos Santos Souza Universidade Cidade de São Paulo
  • Ennia Débora Passos Braga Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adenilson Souza Cunha Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3622-1799

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70511

Palavras-chave:

Educação Popular, Gestão Democrática, Participação, Gestão Gerencialista

Resumo

O presente artigo tenciona evidenciar as interfaces entre a educação popular e a gestão democrática, bem como as contribuições delas para a formação de sujeitos críticos e participativos. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo. Possui autores de referência, que desenvolvem estudos sobre as temáticas supracitada, quais sejam: Freire (1980; 2006; 2014), Gohn (2010), Brandão (2006), Paludo (2013), Paro (2000), Read (2001), Saviani (2008), dentre outros. Para melhor organização das reflexões, apresenta-se, inicialmente, uma breve discussão sobre a educação popular e sobre Paulo Freire, seu grande expoente. No segundo momento, é realizada uma análise acerca da interface entre a educação popular e a gestão democrática, seguido das considerações finais. Conclui-se que, considerando os princípios da educação popular e a concepção de gestão democrática, ambas revelam seu compromisso com a transformação social e com as classes oprimidas; também buscam trilhar caminhos que conduzem à formação de cidadãos/ãs críticos/as, livres e conhecedores/as de seus direitos.

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Biografia do Autor

  • Renata Nunes Duarte Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade Movimentos Sociais (Rede PECC-MS); assistente social no Centro de Referência da Assistência Social Anagé, Bahia, Brasil. 

  • Gilvan dos Santos Souza, Universidade Cidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências (Astrofísica) na Universidade Cidade de São Paulo, Brasil; professor da rede estadual de educação do Estado de São Paulo, Brasil.

  • Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil;  líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE/CNPq).

     

  • Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Universidad de Playa Ancha, Chile; estágio p´ós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq). 

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

DIAS, Renata Nunes Duarte; SOUZA, Gilvan dos Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga; CUNHA JUNIOR, Adenilson Souza. Aproximações entre a gestão democrática e a educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 20–37, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70511. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70511. Acesso em: 13 mar. 2025.