Aproximações entre a gestão democrática e a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-70511Palavras-chave:
Educação Popular, Gestão Democrática, Participação, Gestão GerencialistaResumo
O presente artigo tenciona evidenciar as interfaces entre a educação popular e a gestão democrática, bem como as contribuições delas para a formação de sujeitos críticos e participativos. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo. Possui autores de referência, que desenvolvem estudos sobre as temáticas supracitada, quais sejam: Freire (1980; 2006; 2014), Gohn (2010), Brandão (2006), Paludo (2013), Paro (2000), Read (2001), Saviani (2008), dentre outros. Para melhor organização das reflexões, apresenta-se, inicialmente, uma breve discussão sobre a educação popular e sobre Paulo Freire, seu grande expoente. No segundo momento, é realizada uma análise acerca da interface entre a educação popular e a gestão democrática, seguido das considerações finais. Conclui-se que, considerando os princípios da educação popular e a concepção de gestão democrática, ambas revelam seu compromisso com a transformação social e com as classes oprimidas; também buscam trilhar caminhos que conduzem à formação de cidadãos/ãs críticos/as, livres e conhecedores/as de seus direitos.
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