Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola

diálogos e reflexões a partir da Educação Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48889

Palavras-chave:

Educação popular, Paulo Freire, Participação, Contexto escolar

Resumo

Este ensaio trata-se de um exercício crítico que busca refletir sobre as possibilidades e contextos para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola a partir das contribuições advindas do legado freiriano. Para tanto, caracteriza inicialmente a noção de participação em um contexto mais geral e também na educação em específico, e, posteriormente, trava um diálogo com a compreensão ético-crítico-político de educação de Paulo Freire, destacando seus aportes sobre participação, engajamento, mobilização, democracia e cidadania. Finaliza trazendo problematizações para subsidiar transformações no cotidiano escolar com vistas a uma participação cidadã, em que se aponta a necessidade de se rever a própria noção de escola, a missão educacional, a perspectiva pedagógica adotada nas práticas de ensino-aprendizagem e a visão que se tem do educando.

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Biografia do Autor

Fabíula Luiza Rezende Campos, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil.

César Augusto Paro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) e do Grupo de Trabalho em Educação Popular em Saúde – Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS-ABRASCO).

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

CAMPOS, F. L. R.; PARO, C. A. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola: diálogos e reflexões a partir da Educação Popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 255–267, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48889. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48889. Acesso em: 5 nov. 2024.