O lugar e o fazer do apoiador institucional no Sistema Único de Saúde
o ponto de vista da experiência paraibana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72591Palabras clave:
Apoio Institucional, Mediação Pedagógica, Educação Popular, Sistema Único de SaúdeResumen
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o papel do apoiador institucional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na caracterização de “fazer” dele e na diferenciação entre as dimensões “educativa” e “pedagógica” da sua atuação, vinculado à Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB). Trata-se de um texto prático-teórico-reflexivo, fundamentado na prática no território e diálogo com diferentes autores que abordam a temática do Apoio Institucional e da Educação Popular. O “agir pedagógico e educativo” do apoiador institucional se caracteriza pela mediação de processos, pela promoção do diálogo e da participação social, pela construção de conhecimentos coletivos e pela busca de soluções para os problemas do SUS. A Educação Popular se apresenta como um referencial teórico-metodológico importante para o desenvolvimento de um “agir pedagógico” transformador e emancipatório. Por fim, conclui-se que o apoiador institucional não ocupa e nem deveria se restringir a ocupar um “não-lugar” ou um “entre-lugar”, e sim que o “agir pedagógico e educativo” do apoiador deveria constituir-se em seu lugar na estrutura do SUS e, se este ainda não existe, deveria ser construído/instituído.
Descargas
Citas
ALMEIDA, E. R. Potencialidades e fragilidades do NASF e do apoio matricial em João Pessoa/PB: percepção dos profissionais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA, 10., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Rede Unida, 2012. Disponível em: http://conferencias.redeunida.org.br/ocs/index.php/congresso2012/CRU10/paper/view/7374. Acesso em: 1º mar. 2024.
AMARAL, I. B. S. T. et al. Apoio institucional: reflexões sobre um novo componente do arranjo organizacional de gestão em saúde. Nursing, Osasco, v. 22, n. 249, p. 2657-2662, 2019. DOI 10.36489/nursing.2019v22i249p2663-2667. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/259. Acesso em: 1º mar. 2024.
ARAÚJO, R. S. et al. O fazer educativo do apoiador institucional: aprendizagens e reflexões com base em uma experiência. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 259-276, 2023. DOI 10.14393/REP-2023-69234. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69234. Acesso em: 4 jan. 2024.
BALDISSERA, L. F. Mediações pedagógicas e metodologias ativas no contexto da educação profissional e tecnológica à distância. Curitiba: IFPR, 2020.
BARRÊTO, A. J. R. et al. Apoio matricial na visão dos profissionais da estratégia saúde da família. Rev. Enferm. UFPE, Recife, v. 7, n. 1, p. 46-52, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/download/10202/10767/20302. Acesso em: 1 mar. 2024.
BERTUSSI, D. C. O apoio matricial rizomático e a produção de coletivos na gestão municipal em saúde. 2010. Tese (Doutorado em Clínica Médica) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/50/teses/d/CCS_D_DeboraCristinaBertussi.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Caderno de referência para o processo de formação de profissionais do Apoio Institucional integrado do Ministério da Saúde: QUALISUS-REDE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização: formação e intervenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
BRUTSCHER, V. J. et al. Apoio institucional: concepção e arranjo organizativo na Paraíba. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017a. p. 95-110.
BRUTSCHER, V. J. et al. Qualificação dos processos de trabalho e dos espaços de decisão. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (Org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017b. p. 11-14.
CALADO, A. J. F. Em busca de uma sociabilidade alternativa: a contribuição da pedagogia e legado freireanos. Consciência, Campo Grande, 2018. Disponível em: https://revistaconsciencia.com/em-busca-de-uma-sociabilidade-alternativa-a-contribuicao-da-pedagogia-e-do-legado-freireanos/. Acesso em: 28 out. 2023.
CAMPOS, G. W. S. Saúde paideia. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
CAMPOS, G. W. S. et al. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface, Botucatu, v. 18, p. 983-995, 2014. DOI 10.1590/1807-57622013.0324. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DTWSYxgyjHpg9tJfGD5yVkk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. DOI 10.1590/S2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Organização e notas de Ana Maria Araújo Freire. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
PRADO, E. V. As experiências e os saberes das apoiadoras institucionais da gestão da secretaria de estado da saúde na Paraíba: perspectivas baseadas no Círculo de Cultura. 2024. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024.
PRADO, E. V.; ALENCAR, I. C.; LIMA, L. M. M. O apoio institucional da secretaria de estado da saúde da paraíba. João Pessoa: ESP/SES-PB, 2024.
MACHADO, F. R. S.; GUIZARDI, F. L.; LEMOS, A. S. P. A burocracia cordial: a implantação da estratégia de apoio institucional na política nacional de atenção básica em saúde. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, 2019. DOI 10.1590/1981-7746-sol00221. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/QgvsmGV3VWPrkVpS9fMzcMF#. Acesso em: 7 jan. 2024.
MAIA, M. A. B.; NEVES, C. A. B. Qual a potência do apoio institucional no campo da saúde pública? Interface, Botucatu, v. 18, p. 821-831, 2014. DOI 10.1590/1807-57622013.0194. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1801/180135772003.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.
MELO, L. M. F. Apoio institucional em saúde: desafios para democratização na atenção básica. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20410. Acesso em: 20 jun. 2024.
VASCONCELOS, M. F. F.; MORSCHEL, A. O apoio institucional e a produção de redes: do desassossego dos mapas vigentes na Saúde Coletiva. Interface, Botucatu, v. 13, p. 729-738, 2009. DOI 10.1590/S1414-32832009000500024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/zmfKjkWXqZLsxJnjB8rN5Qz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1º mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Renan Soares de Araújo, Ernande Valentin do Prado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.