Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72013

Palabras clave:

Papéis de Gênero, Construção Social do Gênero, Educação em Saúde

Resumen

Este texto tem o objetivo de descrever a vivência de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco no processo de desenvolvimento de um folder com a finalidade de corroborar nas discussões relacionadas aos impactos da construção social do gênero na sociedade. Na concepção do folder, os pesquisadores primaram por uma construção de conteúdo adequada à população geral, priorizando uma linguagem democrática e problematizadora, que revelasse o impacto da construção social do gênero na sociedade e demonstrasse o seu caráter estruturador. O folder foi escolhido por ser de fácil concepção e difusão, podendo suscitar a curiosidade dos leitores por meio de tópicos problematizadores que possuem o objetivo de “desestruturar” os conceitos de masculinidade e feminilidade. A experiência evidenciou o desafio relacionado à elaboração de um material educativo no debate da construção social do gênero, principalmente pela profundidade do tema e as várias formas possíveis de abordá-lo. O folder apresentou-se como uma ferramenta útil no compartilhamento de informações, sendo um interessante instrumento promotor de educação em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diogenes Ferreira dos Passos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS/IMIP).

Carolina Novaes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Citas

ALBUQUERQUE, K. K. Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2020. DOI 10.1590/1806-9584-2020v28n260485. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/kPjLbS8BqqcwmQgKGDjcy7C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

ALMEIDA, J. M. C. et al. Folder educativo: vivenciando a ética profissional e compromisso social durante a pandemia de Covid-19. Saúde Coletiva, Barueri, v. 11, n. 65, p. 5990-5999, 2021. DOI 10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5990-5999. Disponível em: https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1584/1821. Acesso em: 20 nov. 2023.

ALVES, E. F.; GUIZELLINI, V. S.; VIDOTTI, A. P. Desenvolvimento de material instrucional (folder) para Educação não formal da Paleontologia em um Museu de Ciências do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 469-479, 2020. DOI 10.5335/rbecm.v2i2.9588. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9588/114115186. Acesso em: 20 nov. 2023.

BORGES, I. S. C. et al. Representatividade LGBT+ na Educação Médica e Covid-19: Construindo Redes de Cuidado e Solidariedade. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, 2020. DOI 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200339. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ncZdZ7cDbCRLVPJTsypZPWt/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

BRANDÃO, E. R.; LOPES, R. F. F. “Não é competência do professor ser sexólogo”: o debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 100-123, jan.-abr. 2018. DOI 10.15448/1984-7289.2018.1.28265. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/6zbzwzndPNLRv4yBnf6bZ7d/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

CARAVACA-MORERA, J. A.; PADILHA M. I. Representações sociais do sexo e gênero entre pessoas trans. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 70, n. 6, p. 1305-1313, 2017. DOI 10.1590/0034-7167-2016-0581. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Kv57myfLRJKgHCMGytwVSxF/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAMON, E. M. Q. O.; LACERDA, P. G.; MARCONDES, N. A. V. Um breve revisar de literatura sobre a teoria das representações sociais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 4, p. 451-457, 2017. DOI 10.17921/2447-8733.2017v18n4p451-457. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4063. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, L. R. T. A importância do reconhecimento social na construção da identidade sexual de mulheres não heterossexuais no sul da Bahia. Cadernos Pagu, Campinas, v. 64, 2022. DOI 10.1590/18094449202200640014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/vM4Xvwpgq9w5Y4ht9sXbBNG/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, V. P. et al. Produção de redes sociais digitais como estratégia de educação em saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 24, n. 3, 2022. DOI 10.34019/1809-8363.2021.v24.33965. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/33965. Acesso em: 22 mar. 2024.

FORNARI, L. F.; FONSECA, R. M. G. S. Perspectiva dos profissionais da rede intersetorial sobre intervenção educativa para o enfrentamento da violência de gênero. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 27, 2023. DOI 10.1590/2177-9465-EAN-2022-0317pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/PrFDrZptsQ9V48VpKPDgkYd/. Acesso em: 20 nov. 2023.

MORAES, B. C. S. L.; DIAS, J. R. A.; OLIVEIRA, R. C. As narrativas de gênero na Educação Física Escolar: scoping review da literatura científica brasileira nas ciências da saúde. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 39, 2023. DOI 10.1590/0102-469839104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/8dVTp5WRPgHHyfFpRzVbrnk/. Acesso em: 20 nov. 2023.

NASCIMENTO, C. A. M.; SCHETINGER, M. R. C. Folder educativo como estratégia de promoção e prevenção em saúde mental: possibilidades teórico-metodológicas. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 7, n. 20, p. 195-210, 2016. DOI 10.26514/inter.v7i20.999. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/999. Acesso em: 20 nov. 2023.

PAULA, M. A. N. R.; CARVALHO, A. P. O gênero textual folder a serviço da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 982-989, 2014. DOI 10.5902/2236117013794. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/13794. Acesso em: 20 nov. 2023.

PEREIRA, C. F. Conexões entre os movimentos Feminista e LGBT no Brasil. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 31, n. 1, p. 345-369, jan./jun. 2018. DOI 10.14393/CEF-v31n1-2018-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/40751. Acesso em: 20 nov. 2023.

RAMOS, C. F. V. et al. Ações educativas: pesquisa-ação com profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 5, 2020. DOI 10.1590/0034-7167-2018-0969. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/FRQC6sKXQBzxtzXgYvChmcg/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

SIBELLINO, L. O. et al. Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos. Revista Brasileira de Educação em Saúde, Pombal, v. 9, n. 3, p. 16-23, jul.-set. 2019. DOI 10.18378/rebes.v9i3.6468. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, D. V. S.; MACHADO, R. C. M. Gêneros, sexualidades e práticas de letramentos literários: um olhar decolonial para as listas de leituras obrigatórias dos vestibulares. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 60, n. 3, p. 704-717, set./dez. 2021. DOI 10.1590/0103181311064811520211024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/f4Hm3cq6ch7Dxbb46BY67NF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

SOARES, U. R. et al. Elaboração de folder educativo para orientação ao agricultor sobre o uso de agrotóxicos. Rev. Saúde. Com, Cidade de Jequié, v. 19, n. 1, p. 3165-3173, 2023. DOI 10.22481/rsc.v19i1.12140. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/12140. Acesso em: 22 mar. 2024.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI 10.1590/S1517-97022005000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

ZILLER, J.; BARRETOS, D. C.; XAVIER, K. O papel pedagógico da mídia no dispositivo da sexualidade. Esferas, Brasília, v. 1, n. 27, p. 1-24, 26 ago. 2023. DOI 10.31501/esf.v1i27.14392. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14392. Acesso em: 20 nov. 2023.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

PASSOS, D. F. dos; NOVAES, C. Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 258–268, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72013. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a