Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72013

Palavras-chave:

Papéis de Gênero, Construção Social do Gênero, Educação em Saúde

Resumo

Este texto tem o objetivo de descrever a vivência de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco no processo de desenvolvimento de um folder com a finalidade de corroborar nas discussões relacionadas aos impactos da construção social do gênero na sociedade. Na concepção do folder, os pesquisadores primaram por uma construção de conteúdo adequada à população geral, priorizando uma linguagem democrática e problematizadora, que revelasse o impacto da construção social do gênero na sociedade e demonstrasse o seu caráter estruturador. O folder foi escolhido por ser de fácil concepção e difusão, podendo suscitar a curiosidade dos leitores por meio de tópicos problematizadores que possuem o objetivo de “desestruturar” os conceitos de masculinidade e feminilidade. A experiência evidenciou o desafio relacionado à elaboração de um material educativo no debate da construção social do gênero, principalmente pela profundidade do tema e as várias formas possíveis de abordá-lo. O folder apresentou-se como uma ferramenta útil no compartilhamento de informações, sendo um interessante instrumento promotor de educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Ferreira dos Passos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS/IMIP).

Carolina Novaes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, K. K. Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2020. DOI 10.1590/1806-9584-2020v28n260485. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/kPjLbS8BqqcwmQgKGDjcy7C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

ALMEIDA, J. M. C. et al. Folder educativo: vivenciando a ética profissional e compromisso social durante a pandemia de Covid-19. Saúde Coletiva, Barueri, v. 11, n. 65, p. 5990-5999, 2021. DOI 10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5990-5999. Disponível em: https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1584/1821. Acesso em: 20 nov. 2023.

ALVES, E. F.; GUIZELLINI, V. S.; VIDOTTI, A. P. Desenvolvimento de material instrucional (folder) para Educação não formal da Paleontologia em um Museu de Ciências do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 469-479, 2020. DOI 10.5335/rbecm.v2i2.9588. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9588/114115186. Acesso em: 20 nov. 2023.

BORGES, I. S. C. et al. Representatividade LGBT+ na Educação Médica e Covid-19: Construindo Redes de Cuidado e Solidariedade. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, 2020. DOI 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200339. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ncZdZ7cDbCRLVPJTsypZPWt/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

BRANDÃO, E. R.; LOPES, R. F. F. “Não é competência do professor ser sexólogo”: o debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 100-123, jan.-abr. 2018. DOI 10.15448/1984-7289.2018.1.28265. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/6zbzwzndPNLRv4yBnf6bZ7d/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

CARAVACA-MORERA, J. A.; PADILHA M. I. Representações sociais do sexo e gênero entre pessoas trans. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 70, n. 6, p. 1305-1313, 2017. DOI 10.1590/0034-7167-2016-0581. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Kv57myfLRJKgHCMGytwVSxF/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAMON, E. M. Q. O.; LACERDA, P. G.; MARCONDES, N. A. V. Um breve revisar de literatura sobre a teoria das representações sociais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 4, p. 451-457, 2017. DOI 10.17921/2447-8733.2017v18n4p451-457. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4063. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, L. R. T. A importância do reconhecimento social na construção da identidade sexual de mulheres não heterossexuais no sul da Bahia. Cadernos Pagu, Campinas, v. 64, 2022. DOI 10.1590/18094449202200640014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/vM4Xvwpgq9w5Y4ht9sXbBNG/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, V. P. et al. Produção de redes sociais digitais como estratégia de educação em saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 24, n. 3, 2022. DOI 10.34019/1809-8363.2021.v24.33965. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/33965. Acesso em: 22 mar. 2024.

FORNARI, L. F.; FONSECA, R. M. G. S. Perspectiva dos profissionais da rede intersetorial sobre intervenção educativa para o enfrentamento da violência de gênero. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 27, 2023. DOI 10.1590/2177-9465-EAN-2022-0317pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/PrFDrZptsQ9V48VpKPDgkYd/. Acesso em: 20 nov. 2023.

MORAES, B. C. S. L.; DIAS, J. R. A.; OLIVEIRA, R. C. As narrativas de gênero na Educação Física Escolar: scoping review da literatura científica brasileira nas ciências da saúde. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 39, 2023. DOI 10.1590/0102-469839104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/8dVTp5WRPgHHyfFpRzVbrnk/. Acesso em: 20 nov. 2023.

NASCIMENTO, C. A. M.; SCHETINGER, M. R. C. Folder educativo como estratégia de promoção e prevenção em saúde mental: possibilidades teórico-metodológicas. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 7, n. 20, p. 195-210, 2016. DOI 10.26514/inter.v7i20.999. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/999. Acesso em: 20 nov. 2023.

PAULA, M. A. N. R.; CARVALHO, A. P. O gênero textual folder a serviço da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 982-989, 2014. DOI 10.5902/2236117013794. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/13794. Acesso em: 20 nov. 2023.

PEREIRA, C. F. Conexões entre os movimentos Feminista e LGBT no Brasil. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 31, n. 1, p. 345-369, jan./jun. 2018. DOI 10.14393/CEF-v31n1-2018-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/40751. Acesso em: 20 nov. 2023.

RAMOS, C. F. V. et al. Ações educativas: pesquisa-ação com profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 5, 2020. DOI 10.1590/0034-7167-2018-0969. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/FRQC6sKXQBzxtzXgYvChmcg/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

SIBELLINO, L. O. et al. Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos. Revista Brasileira de Educação em Saúde, Pombal, v. 9, n. 3, p. 16-23, jul.-set. 2019. DOI 10.18378/rebes.v9i3.6468. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, D. V. S.; MACHADO, R. C. M. Gêneros, sexualidades e práticas de letramentos literários: um olhar decolonial para as listas de leituras obrigatórias dos vestibulares. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 60, n. 3, p. 704-717, set./dez. 2021. DOI 10.1590/0103181311064811520211024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/f4Hm3cq6ch7Dxbb46BY67NF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

SOARES, U. R. et al. Elaboração de folder educativo para orientação ao agricultor sobre o uso de agrotóxicos. Rev. Saúde. Com, Cidade de Jequié, v. 19, n. 1, p. 3165-3173, 2023. DOI 10.22481/rsc.v19i1.12140. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/12140. Acesso em: 22 mar. 2024.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI 10.1590/S1517-97022005000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

ZILLER, J.; BARRETOS, D. C.; XAVIER, K. O papel pedagógico da mídia no dispositivo da sexualidade. Esferas, Brasília, v. 1, n. 27, p. 1-24, 26 ago. 2023. DOI 10.31501/esf.v1i27.14392. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14392. Acesso em: 20 nov. 2023.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

PASSOS, D. F. dos; NOVAES, C. Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 258–268, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72013. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)