A construção do conhecimento no âmbito do Projeto Recupera Caatinga
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-70129Palabras clave:
Educação Popular, Processos Formativos, Comunidades Quilombolas, Recupera CaatingaResumen
Este relato retrata a experiência no Projeto Recupera Caatinga, desenvolvido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (CHAPADA), no âmbito do Programa Petrobras Socioambiental 2018. O projeto foi executado no semiárido brasileiro, no período de outubro/2020 a fevereiro/2023. O objetivo geral do Recupera Caatinga foi promover ações e processos formativos, com a intenção de recuperar e conservar a vegetação, por meio do resgate do conhecimento etnobiológico de comunidades quilombolas no semiárido, e implantar sistemas de recuperação da vegetação aliados à produção resiliente, mitigando a desertificação e os efeitos das mudanças climáticas. Este relato descreve as ações executadas, apresentando os resultados e a transformação das famílias, por meio dos processos formativos de intervenção. O trabalho teve como metodologia o estudo qualitativo, de natureza descritiva e documental, com base em dados do Projeto. A experiência evidencia que, por meio dos processos formativos, houve o resgate do cuidado em relação à natureza, a valorização cultural e a ancestralidade do povo quilombola.
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