A construção do conhecimento no âmbito do Projeto Recupera Caatinga

um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70129

Palabras clave:

Educação Popular, Processos Formativos, Comunidades Quilombolas, Recupera Caatinga

Resumen

Este relato retrata a experiência no Projeto Recupera Caatinga, desenvolvido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (CHAPADA), no âmbito do Programa Petrobras Socioambiental 2018. O projeto foi executado no semiárido brasileiro, no período de outubro/2020 a fevereiro/2023. O objetivo geral do Recupera Caatinga foi promover ações e processos formativos, com a intenção de recuperar e conservar a vegetação, por meio do resgate do conhecimento etnobiológico de comunidades quilombolas no semiárido, e implantar sistemas de recuperação da vegetação aliados à produção resiliente, mitigando a desertificação e os efeitos das mudanças climáticas. Este relato descreve as ações executadas, apresentando os resultados e a transformação das famílias, por meio dos processos formativos de intervenção. O trabalho teve como metodologia o estudo qualitativo, de natureza descritiva e documental, com base em dados do Projeto. A experiência evidencia que, por meio dos processos formativos, houve o resgate do cuidado em relação à natureza, a valorização cultural e a ancestralidade do povo quilombola.

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Biografía del autor/a

Luana Batista de Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Cristiane Moraes Marinho

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brasil.

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

ALENCAR, L. B. de; MARINHO, C. M. A construção do conhecimento no âmbito do Projeto Recupera Caatinga: um relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 348–368, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70129. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70129. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência