Desenvolvimento de estratégias de comercialização na agricultura familiar agroecológica em Gravatá-PE na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62085Palabras clave:
Consumo consciente, Qualidade de vida no campo, Desenvolvimento Rural SustentávelResumen
Em um mundo com tantas crises, inclusive alimentar e ambiental, para as quais a Agroecologia aponta saídas, a chegada da pandemia da Covid-19 aumenta o desafio das redes de produção e abastecimento de alimentos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de duas estratégias de comercialização de alimentos da agricultura familiar agroecológica, durante o período de pandemia, no município de Gravatá, Pernambuco. O trabalho está ancorado na ação extensionista, no âmbito do projeto “Amaterra: se apropriando da agroecologia e semeando novos tempos”, e utiliza-se de metodologias participativas como norteadoras da ferramenta utilizada, sendo elas: o passeio transversal na propriedade e as entrevistas semiestruturadas. As famílias agricultoras demonstraram aspectos positivos e desafiantes em relação às feiras agroecológicas, bem como as alternativas criadas e aperfeiçoadas por elas, em meio à pandemia, como a comercialização na própria comunidade rural na modalidade porta a porta, e na adesão de um sistema de integração entre famílias produtoras e consumidoras chamado de Comunidade que Sustenta a Agricultura.
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