Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo

Autores/as

  • João Luis Friedrich Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Kathilene Regina da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49305

Palabras clave:

Educação do campo, Tecnologias sociais, Sociedade

Resumen

Existem diferenças significativas do ensino e da aprendizagem entre as escolas urbanas e as do campo. Este trabalho discute o emprego de projetos de tecnologias sociais para a educação do campo e seus benefícios. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa em quatro projetos de tecnologias sociais, nas áreas de valorização e desenvolvimento da sociedade do campo. Como resultados foram identificados variados benefícios à educação no campo, como a escola formadora de sujeitos articuladas a um projeto de emancipação humana, tornando, assim, o ambiente campesino um local que propicie melhores possibilidades de vida para os alunos. 

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Biografía del autor/a

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil; diretor do Colégio Estadual do Campo Patrimônio Santa Maria, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Kathilene Regina da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Especialista em História e Historiografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná, professora na rede estadual de ensino do Paraná. Brasil.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-01-06

Cómo citar

FRIEDRICH, J. L.; SILVA, K. R. da .; FREITAS, C. C. G. . Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 74–90, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49305. Acesso em: 23 jul. 2024.