Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo

Autores/as

  • João Luis Friedrich Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Kathilene Regina da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49305

Palabras clave:

Educação do campo, Tecnologias sociais, Sociedade

Resumen

Existem diferenças significativas do ensino e da aprendizagem entre as escolas urbanas e as do campo. Este trabalho discute o emprego de projetos de tecnologias sociais para a educação do campo e seus benefícios. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa em quatro projetos de tecnologias sociais, nas áreas de valorização e desenvolvimento da sociedade do campo. Como resultados foram identificados variados benefícios à educação no campo, como a escola formadora de sujeitos articuladas a um projeto de emancipação humana, tornando, assim, o ambiente campesino um local que propicie melhores possibilidades de vida para os alunos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil; diretor do Colégio Estadual do Campo Patrimônio Santa Maria, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Kathilene Regina da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Especialista em História e Historiografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná, professora na rede estadual de ensino do Paraná. Brasil.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Citas

ABRINQ. A colheita da Fazenda Escola Fundamar: uma experiência premiada de educação infantil no campo. Prêmio Criança, 2002. São Paulo: Fundação Abrinq, 2002, p. 1-67. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aZzpmY7AK50J:www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do%3F

select_action%3D%26co_obra%3D17788%26co_midia%3D2+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-e. Acesso em: 10 jan. 2019.

BAGATTOLLI, C.; DE JESUS, V. B. Educação contextualizada e tecnologia social: a experiência da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (BA). In: COSTA, A. B (org.). Tecnologia social e políticas públicas. São Paulo: Instituto Polis; Brasília: FBB, 2013. p. 113-132

BATISTA, M. do S. X. Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campo. Reunião anual da ANPED, v. 29, p. 17, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06-1780.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. 2. ed. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

COX, K. K. Informática na educação escolar polêmicas do nosso tempo. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2008. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da Tecnologia Social. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 15-64.

EFA VALENTE. Projeto Político Pedagógico. 2011. Mimeo.

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Banco de Tecnologias Sociais. Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2017. Disponível em: http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/principal.htm. Acesso em: 16 nov. 2018.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional Por uma educação básica do campo: texto preparatório. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 19-62

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546. Acesso em: 15 maio 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ITS – INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Caderno de debate. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social, 2004. Disponível em: http://www. itsbrasil.org.br. Acesso em: 12 fev. 2019.

JESUS, V. M. B.; COSTA, A. B. Tecnologia Social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, A. B. (org.). Tecnologia Social & Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis, 2013. p. 17-32.

LIBÂNEO, J. C. Novas exigências educacionais e profissão docente. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LOPES, R. E et al. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface, Botucatu, v. 15, n. 36, p. 277-288, 2011. Doi: 10.1590/S1414-32832011000100021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PEREIRA, A. A. Pedagogia do movimento camponês na Paraíba: das ligas aos assentamentos rurais. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2009.

ROSA, D. S.; CAETANO, M. R. Da educação rural à educação do campo: uma trajetória... seus desafios e suas perspectivas. Disponível em: http://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/da-educacao-rural-a-educacao-docampo.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.

RTS – Rede de Tecnologias Social. Disponível em: https://www.ritimo.org/Rede-de-Tecnologia-Social. Acesso em: 30 mar. 2019.

SANTOS, J. B.; MIGUEL, T. B. Educação do campo: um novo paradigma. Revista Eventos Pedagógicos, Goiânia, v. 3, n. 2, maio-jul., p. 386-398, 2012. Doi: 10.5216/revufg.v18i24.58631.

THOMAS, H. E. Tecnologia para inclusão social e políticas públicas na América Latina. In: OTTERLOO, A. (org.). Tecnologias sociais: caminhos para a sustentabilidade. Brasília: RTS, 2009. p. 25-82

VITAL, T.; BORGHEZAN, R. Horta Escolar e expansão de canteiros verdes na comunidade. In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL – AGROECOL, 3., 2018, Campo Grande. Anais [...]. Mato Grosso do Sul: Campo Grande, v. 13, n. 2, p. 1-5, 2018.

Publicado

2020-01-06

Cómo citar

FRIEDRICH, J. L.; SILVA, K. R. da .; FREITAS, C. C. G. . Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 74–90, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49305. Acesso em: 25 nov. 2024.