A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-59101Palavras-chave:
Educação do campo, Ensino Remoto, Isolamento SocialResumo
O objetivo foi investigar como os estudantes de um Colégio Estadual do Campo têm desenvolvido suas atividades no contexto do Ensino Remoto em razão da pandemia da Covid-19, assim como suas possibilidades e limitações diante da problemática de acesso aos recursos tecnológicos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Participaram da pesquisa quatorze estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A análise dos dados resultou no estabelecimento de três categorias emergentes: 1. Características dos participantes da pesquisa; 2. Compreensões quanto ao Ensino Remoto; e 3. Expectativas futuras no ensino pós-pandemia. Mesmo possuindo acesso a algumas ferramentas tecnológicas, os estudantes não dispõem de acesso à internet, o que dificulta as atividades de ensino remoto. Foi enfatizada a importância da presença física do professor em sala de aula, inclusive com enfoque na sua interação com os estudantes e entre os sujeitos em ambiente escolar.
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