A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59101

Palavras-chave:

Educação do campo, Ensino Remoto, Isolamento Social

Resumo

O objetivo foi investigar como os estudantes de um Colégio Estadual do Campo têm desenvolvido suas atividades no contexto do Ensino Remoto em razão da pandemia da Covid-19, assim como suas possibilidades e limitações diante da problemática de acesso aos recursos tecnológicos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Participaram da pesquisa quatorze estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A análise dos dados resultou no estabelecimento de três categorias emergentes: 1. Características dos participantes da pesquisa; 2. Compreensões quanto ao Ensino Remoto; e 3. Expectativas futuras no ensino pós-pandemia. Mesmo possuindo acesso a algumas ferramentas tecnológicas, os estudantes não dispõem de acesso à internet, o que dificulta as atividades de ensino remoto. Foi enfatizada a importância da presença física do professor em sala de aula, inclusive com enfoque na sua interação com os estudantes e entre os sujeitos em ambiente escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA); servidor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Kathilene Regina da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professora intérprete de Libras na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e QPM do Governo do Estado do Paraná, Brasil.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Ciências da Sa´´ude na mesma instituição; professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino (GPEMEN).

Maria Aldinete de Almeida Reinaldi Reinaldi, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professora e coordenadora do Curso  Técnico de Administração (QPM) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Brasil.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 15 maio 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigações qualitativas em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro-de-2010/file. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Panorama da educação do campo. Brasília: INEP/MEC, 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 23 set. 2020.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

FREIRE, P. Das relações entre a educadora e os educandos. São Paulo: Olho d’água, 1991.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GHEDIN, E.; NASCIMENTO, G. R.; SANTOS, J. R. A. O Pronera como política de inclusão social no mundo do trabalho educativo. In: GHEDIN, E. (org.). Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 361-372.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Educação do campo. In: ALENTEJANO, P. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí. 2011.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, 2020. Doi: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 15 fev. 2020.

NASCIMENTO, P. M. et al. Nota Técnica n. 88 (Disoc): Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: IPEA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 15 fev. 2020.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT - OECD. Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic: annotated resources for online learning. 2020. Disponível em: https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-covid-19-pandemic.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE - OPAS/ ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS. Folha informativa COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 15 jun. 2021.

PARANÁ. Decreto nº 4.320, de 23 de março de 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391472. Acesso em: 26 set. 2020.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 01/2020, aprovado em 31 de março de 2020. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2020/deliberacao_01_20.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.

SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, ago. 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 6 out. 2020.

SIMÕES, W.; TORRES, M. R. Educação do campo: por uma superação da educação rural no Brasil. 2011. 15 f. Monografia (Especialização em Educação do Campo-EaD ) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

TEIXEIRA, M. F. A luta dos movimentos sociais camponeses pela educação e sua concepção de formação de educadores do campo. In: CAVALCANTI, C. R.; COUTINHO, A. F. (org.). Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo. Curitiba, Paraná: CRV, 2012. p. 133-148.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

FRIEDRICH, J. L.; SILVA, K. R. da .; GIORDANI, A. T. .; REINALDI, M. A. de A. R. A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 101–114, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59101. Acesso em: 12 nov. 2024.