A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59101

Palavras-chave:

Educação do campo, Ensino Remoto, Isolamento Social

Resumo

O objetivo foi investigar como os estudantes de um Colégio Estadual do Campo têm desenvolvido suas atividades no contexto do Ensino Remoto em razão da pandemia da Covid-19, assim como suas possibilidades e limitações diante da problemática de acesso aos recursos tecnológicos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Participaram da pesquisa quatorze estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A análise dos dados resultou no estabelecimento de três categorias emergentes: 1. Características dos participantes da pesquisa; 2. Compreensões quanto ao Ensino Remoto; e 3. Expectativas futuras no ensino pós-pandemia. Mesmo possuindo acesso a algumas ferramentas tecnológicas, os estudantes não dispõem de acesso à internet, o que dificulta as atividades de ensino remoto. Foi enfatizada a importância da presença física do professor em sala de aula, inclusive com enfoque na sua interação com os estudantes e entre os sujeitos em ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA); servidor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Kathilene Regina da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professora intérprete de Libras na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e QPM do Governo do Estado do Paraná, Brasil.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Ciências da Sa´´ude na mesma instituição; professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino (GPEMEN).

Maria Aldinete de Almeida Reinaldi Reinaldi, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professora e coordenadora do Curso  Técnico de Administração (QPM) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Brasil.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

FRIEDRICH, J. L.; SILVA, K. R. da .; GIORDANI, A. T. .; REINALDI, M. A. de A. R. A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 101–114, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59101. Acesso em: 22 dez. 2024.