Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47114Palavras-chave:
EJA, Pedagogia Social, EducaçãoResumo
O presente artigo analisou a relação entre os fenômenos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pedagogia Social (PS). A partir de suas trajetórias históricas, foram discutidas as contribuições de cada uma delas, evidenciando-se o potencial de um trabalho conjunto. Para tanto, foi utilizada uma metodologia que abrangeu uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, buscando apresentar de forma teórico-empírica, como a PS pode colaborar com a EJA. O estudo de metodologias e práticas pedagógicas pela Pedagogia Social contribui no sentido de oferecer um instrumental para a Educação de Jovens e Adultos que permite maior eficiência no aprendizado. Os resultados evidenciados no referencial teórico e no caso analisado levam a considerar que a EJA é uma educação diferenciada, com características próprias e diversificada, e a PS, por sua vez, atua como articuladora da prática com as teorias da ciência da educação, que possibilitam ao indivíduo uma formação integral, capaz de promover a dignidade da pessoa humana
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