O trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos no ensino fundamental em escola do campo

uma revisão sitemática de literatura

Autores

  • João Luis Friedrich Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rodrigo Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59712

Palavras-chave:

Educação ambiental, Resíduos sólidos, Educação do campo

Resumo

O aumento populacional promove o consumo, a exploração e a degradação ambiental. Logo, a escola tem um papel fundamental de conscientização. Este artigo se consagra como uma revisão sistemática de literatura sobre práticas pedagógicas sobre resíduos sólidos, na temática da Educação Ambiental, no ensino fundamental em escolas do campo. A metodologia foi uma investigação em três bases de dados, no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Plataforma Sucupira, por meio da Qualis Periódicos, na área de Ensino, triênio 2010-2012 e quadriênio 2013-2016, nas classificações A1, A2, B1 e B2. Foram pesquisados 6.053 trabalhos. A pesquisa demonstrou que, apesar de inúmeras publicações, apenas dois trabalhos contemplaram a temática resíduos sólidos no ensino fundamental em escolas do campo. Indica-se, assim, um vasto campo para pesquisas, que resultam em metodologias, conteúdos e práticas para professores que atuam nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA); diretor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Brasil.

Rodrigo Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; chefe do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA).

Referências

ALBUQUERQUE, B. P. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. 2007. Monografia (Conclusão do Curso de Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 dez. 2020.

BÖNMANN, P. A. Realidades das escolas do campo: um olhar crítico sobre espaços físicos, descasos, construção de políticas públicas e proposta pedagógica. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2015. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/3624/patricia%20bonmann%20tcc.pdf?sequence=1&isallowed=y. Acesso em: 7 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 5 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 15 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Buscar Periódico. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca. Acesso em: 5 jan. 2021.

CONCEIÇÃO, C. M. S. et al. Conscientização ambiental sobre o lixo eletrônico no Campus Cametá: relato de experiência de um projeto na Universidade Federal do Pará. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 19, n. 73, dez./fev. 2020-2021. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4073. Acesso em: 5 jan. 2021.

COPETTI, A. C. C.; BARCELLOS, F. N.; PASTORIO, E. Gestão dos resíduos sólidos em Escola do Campo: experiência de educação ambiental na EMCEF de São Gabriel/RS. Remoa, Santa Maria, v. 19, 2020. Doi: 10.5902/2236130843415. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/43415. Acesso em: 5 jan. 2021.

DALL'ONDER, A.; DIAS, S. L. F. G. Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo nas escolas públicas municipais de São Paulo. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-09042018-095938/. Acesso em: 10 jan. 2021.

GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 7, n. 18, maio/ago. 1993. Doi: 10.1590/S0103-40141993000200004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000200004. Acesso em: 7 maio 2021.

GRIPPI, S. Lixo, reciclagem e sua história: guia para as prefeituras brasileiras. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

JADEJISKI, R. R.; BICALHO, R. Temas geradores e trabalho pedagógico no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 240-257, set. 2020. Doi: 10.14393/REP-2020-52241. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52241. Acesso em: 5 jan. 2021.

KRETZER, S. G. et al. Educação Ambiental em gestão de resíduos e uso de biodigestor em escola pública de Florianópolis. Extensio, Florianópolis, v. 12, n. 19, p. 215, 2015. Doi: 10.5007/1807-0221.2015v12n19p2. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n19p2/30461. Acesso em: 5 jan. 2021.

MENEGAZZO, R. C. S.; STADLER, R. C. L.; MORALES, A. G. M. Oficinas em Educação Ambiental: problemática dos resíduos sólidos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 9, n. 1, 2014. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID233/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. Disponível em: http://www.resol.com.br/cartilha4/manual.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

NASCIMENTO, W. A. et al. A construção de maquete como instrumento de ensino: aprendizagem das problemáticas ambientais relacionadas com a temática “lixão” em uma escola técnica do Estado do Pará. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 19, n. 73, dez./fev. 2020-2021. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4059. Acesso em: 13 jan. 2021.

PERES, G. P. Prática de educação ambiental: experiência do Projeto Miguel Consciente. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 19, n. 73, dez./fev. 2020-2021. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4055. Acesso em: 5 jan. 2021.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Manual de Coleta de dados. Brasília: CAPES 2014. Disponível em: https://www.ufrgs.br/propg/wp-content/uploads/Manual-do-Coleta-de-Dados-v-2.0.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

RAMOS, E. D.; LEÃO, M. F. Sensibilização ambiental de estudantes da EJA de uma sala multisseriada no Projeto de Assentamento Porto Esperança em Confresa-MT. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, 2019. Doi: 10.20873/uft.rbec.e4860. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/4860. Acesso em: 13 jan. 2021.

RODRIGUES, C. M. C.; DANTAS, M. C. A perspectiva discente sobre os resíduos sólidos em uma escola do semiárido nordestino. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, 2018. Doi: 10.14295/ambeduc.v23i1.6697. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6697. Acesso em: 5 jan. 2021.

RODRIGUES, F. A. Educação ambiental e os resíduos sólidos em área rural: um estudo de caso de uma escola do campo em Guaíra-PR. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Candido Rondon, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3188?mode=full. Acesso em: 5 jan. 2021.

SILVA, V. P. et al. Geografia e meio ambiente: uma abordagem lúdica sobre a educação ambiental nas séries iniciais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 9, n. 1, dez., 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20204. Acesso em: 5 jan. 2021.

SISNEA - Sistema Nacional de Educação Ambiental. Texto-base segunda versão: apresentação da proposta de um Sistema Nacional de Educação Ambiental. Órgão Gestor de Política Nacional de Educação Ambiental. Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Salvador, 2007. Disponível em: http://www.ibere.org.br/anexos/325/2187/cartilha-sistema-nacional-de-educacao-ambiental-pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

VIZIOLI, S. H. T.; FANTIN, M. Educação ambiental a partir da reutilização de pneus inservíveis no município de Arenápolis-MT. Extensio, Florianópolis, v. 13, n. 23, 2016. Doi: 10.5007/1807-0221.2016v13n23p83. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2016v13n23p83. Acesso em: 13 jan. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

FRIEDRICH, J. L.; POLETTO, R. S. O trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos no ensino fundamental em escola do campo: uma revisão sitemática de literatura. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 53–72, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59712. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)