O trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos no ensino fundamental em escola do campo
uma revisão sitemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-59712Palavras-chave:
Educação ambiental, Resíduos sólidos, Educação do campoResumo
O aumento populacional promove o consumo, a exploração e a degradação ambiental. Logo, a escola tem um papel fundamental de conscientização. Este artigo se consagra como uma revisão sistemática de literatura sobre práticas pedagógicas sobre resíduos sólidos, na temática da Educação Ambiental, no ensino fundamental em escolas do campo. A metodologia foi uma investigação em três bases de dados, no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Plataforma Sucupira, por meio da Qualis Periódicos, na área de Ensino, triênio 2010-2012 e quadriênio 2013-2016, nas classificações A1, A2, B1 e B2. Foram pesquisados 6.053 trabalhos. A pesquisa demonstrou que, apesar de inúmeras publicações, apenas dois trabalhos contemplaram a temática resíduos sólidos no ensino fundamental em escolas do campo. Indica-se, assim, um vasto campo para pesquisas, que resultam em metodologias, conteúdos e práticas para professores que atuam nesse contexto.
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