O trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos no ensino fundamental em escola do campo

uma revisão sitemática de literatura

Autores

  • João Luis Friedrich Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rodrigo Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59712

Palavras-chave:

Educação ambiental, Resíduos sólidos, Educação do campo

Resumo

O aumento populacional promove o consumo, a exploração e a degradação ambiental. Logo, a escola tem um papel fundamental de conscientização. Este artigo se consagra como uma revisão sistemática de literatura sobre práticas pedagógicas sobre resíduos sólidos, na temática da Educação Ambiental, no ensino fundamental em escolas do campo. A metodologia foi uma investigação em três bases de dados, no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Plataforma Sucupira, por meio da Qualis Periódicos, na área de Ensino, triênio 2010-2012 e quadriênio 2013-2016, nas classificações A1, A2, B1 e B2. Foram pesquisados 6.053 trabalhos. A pesquisa demonstrou que, apesar de inúmeras publicações, apenas dois trabalhos contemplaram a temática resíduos sólidos no ensino fundamental em escolas do campo. Indica-se, assim, um vasto campo para pesquisas, que resultam em metodologias, conteúdos e práticas para professores que atuam nesse contexto.

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Biografia do Autor

João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA); diretor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Brasil.

Rodrigo Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; chefe do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (LIPEBEA).

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

FRIEDRICH, J. L.; POLETTO, R. S. O trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos no ensino fundamental em escola do campo: uma revisão sitemática de literatura. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 53–72, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59712. Acesso em: 23 jul. 2024.

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