A interface entre o teatro e as práticas educativas em saúde no contexto da atenção primária à saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel05

Palabras clave:

Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Práticas Educativas em Saúde, Teatro na Saúde, Intervenções Educativas em Saúde

Resumen

Os usuários dos serviços de saúde, reconhecidos em sua integralidade, são parte fundamental do desenvolvimento das ações de educação em saúde. No que tange ao protagonismo social e à participação popular, são várias as possibilidades de garantir espaços participativos que proporcionam a atuação efetiva de tais usuários no processo educativo - integrando-os na discussão, identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas - como, por exemplo, a utilização das linguagens artísticas. Este estudo teve como objetivo compreender como o teatro pode contribuir para a construção das práticas educativas junto aos usuários no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Realizou-se a observação participante de uma prática educativa em saúde com intervenções artísticas sobre a formação de educadores juvenis para educação entre pares. A prática educativa observada neste estudo privilegiou a participação ativa dos educandos, mas não os incluiu em todas as etapas da atividade, como no planejamento, na criação e na execução da ação. Faz-se necessário diversificar a formação em saúde, valorizando a educação popular em saúde como forma genuína de processo de construção compartilhada de conhecimento.

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Biografía del autor/a

Claudia Alline Aparecida dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

César Augusto Paro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, com período sanduíche na Seção de Saúde Global da Universidade de Copenhagen, Dinamarca; integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) e do GT EPS/ABRASCO.

Citas

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Publicado

2018-06-18

Cómo citar

SANTOS, C. A. A. dos; PARO, C. A. A interface entre o teatro e as práticas educativas em saúde no contexto da atenção primária à saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 169–180, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40879. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência