Direito constitucional do trabalho na educação profissional e tecnológica

uma proposta para o Programa Mulheres do IFSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72737

Palavras-chave:

Curso de formação inicial e continuada, Produto educacional, Sequência didática, Formação humana integral, Cidadania

Resumo

O presente trabalho aborda o ensino de direito constitucional do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica. Objetivou-se, com esta investigação, desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática como produto educacional em um curso de formação inicial e continuada, visando contribuir com a formação humana integral e o pleno exercício da cidadania. Para a realização do estudo, a pesquisa foi estruturada em uma abordagem qualitativa, com os procedimentos metodológicos apoiados na pesquisa participante, haja vista que ela possibilita o envolvimento dos sujeitos de pesquisa durante todo o processo, organizando, refletindo e avançando na busca de soluções para os problemas da sua realidade. A pesquisa foi estruturada em quatro etapas, fundamentadas na proposta de Le Boterf (1999). Como resultados, constatou-se que a sequência didática desenvolvida contribui para uma formação básica em direito constitucional do trabalho na perspectiva da formação humana integral, crítica, reflexiva e cidadã.

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Biografia do Autor

  • Eduardo de Souza Palma Júnior, Instituto Federal de São Paulo

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de São Paulo, Brasil; coordenador pedagógico na rede estadual de ensino de São Paulo, Brasil; técnico em assuntos educacionais no Instituto Federal de São Paulo, campus Tupã, Brasil.

  • Amanda Ribeiro Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutora em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil com período sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela, Espanha; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sorocaba, Brasil.

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

PALMA JÚNIOR, Eduardo de Souza; VIEIRA, Amanda Ribeiro. Direito constitucional do trabalho na educação profissional e tecnológica: uma proposta para o Programa Mulheres do IFSP. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 162–185, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-72737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72737. Acesso em: 28 maio. 2025.