Permanência e êxito dos egressos do PROEJA do IFSP, Campus Sertãozinho
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58394Palavras-chave:
Evasão, PROEJA, Educação de Jovens e AdultosResumo
O objetivo deste estudo consistiu em identificar os fatores que contribuíram para a permanência e o êxito dos estudantes do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Com vistas a atingir o objetivo deste estudo, optou-se pela utilização do método da triangulação, que combina vários métodos e técnicas de pesquisa para estudar o mesmo fenômeno. Dessa forma, realizou-se, primeiramente, a análise documental para obtenção de informações sobre o curso referentes ao período de 2006 a 2019. Em seguida, por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas, foram investigados os fatores contribuintes para o êxito dos alunos que concluíram o curso durante o período supracitado, a saber: fatores individuais, fatores internos ao IFSP e fatores externos ao IFSP. Dentre os fatores individuais, o mais citado foi “apoio familiar”, seguido de “adaptação à vida acadêmica” e “compatibilidade entre a vida acadêmica e as exigências do mundo do trabalho”. Acerca dos fatores internos ao IFSP, “questões didático-pedagógicas” e “motivação do professor” foram os mais citados, e na sequência, “infraestrutura física, material, tecnologia e de pessoal para o ensino” e “gestão acadêmica do curso” receberam mais indicações. Os fatores externos ao IFSP mais vezes indicados foram: “reconhecimento social do curso”, “valorização da profissão pela sociedade” e “oportunidade de trabalho para egresso do curso”.
Downloads
Referências
ACOSTA, J. L. A.; ADÃO, S. A. R. C. ENCCEJA na evasão escolar da EJA: um estudo de caso. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2018.Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/3579/1/TCC%20PRONTO.pdf Acesso em: 11 nov. 2020.
BASEGIO, L. J.; MEDEIROS, R. L. Educação de jovens e adultos: problemas e soluções. Curitiba: Intersaberes, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2014. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador- SETEC.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. PROEJA. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proeja. Acesso em: 25 maio 2020.
CARMO, G. T. O enigma da educação de jovens e adultos: um estudo das evasões e retornos à escola sob a perspectiva do reconhecimento social. 2010. 339 f. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2010.
CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da educação profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
DENZIN, N. K. The research act: a theoretical introduction to sociological methods. Chicago: Aldine, 1970.
DIEHL, A. A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FERREIRA, E. B. O PROEJA e o direito à formação integrada: limites, avanços e possibilidades de implantação. In: OLIVEIRA, E. C. et al. EJA e educação profissional: desafios da pesquisa e da formação no PROEJA. Brasília: Liber Livro, 2012. p. 101-120
FIGUEIREDO, A. M.; SOUZA, S. R. G. Projetos, monografias, dissertações e teses. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 44. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023. 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/yxtwKgEYfZs4ZCg#pdfviewer. Acesso em: 2 ago. 2019.
IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SERTÃOZINHO. Projeto Político Pedagógico 2015-2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/HrfVjyAqcCE2OBi#pdfviewer. Acesso em: 27 maio. 2019.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MOLL, J. PROEJA e democratização da educação básica. In: MOLL, J. et al. (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 131-138.
OLIVEIRA, E. C. ; PINTO, A. H. O percurso do PROEJA/ES: conflitos, desafios e proposições. In: OLIVEIRA, E. C.; PINTO, A. H.; FERREIRA, M. J. R. (org.). EJA e educação profissional: desafios da pesquisa e da formação no PROEJA. Brasília: Liber Livro, 2012. p. 13-43.
PRADO, H. W. Um estudo sobre a permanência de jovens e adultos no PROEJA. Revista Científica Interdisciplinar, Bom Jesus do Itabapoana, v. 2, n. 3, p. 135-142. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/120/59. Acesso em: 15 maio 2020.
SERRÃO, L. F. S. Exames para certificação de conclusão de escolaridade: os casos do ENCCEJA e do Enem. 2014. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.