Educação popular como estratégia para melhoria das informações no sistema e-SUS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-68648Palavras-chave:
Promoção da saúde, educação em saúde, educação continuada, trabalhador da saúdeResumo
Este estudo retrata a experiencia de residentes com a realização de oficinas junto a profissionais do Sistema Único de Saúde utilizando os princípios da Educação Popular em Saúde como metodologia norteadora. Estudo descritivo do tipo relato de experiencia. Foram realizados seis encontros com os profissionais a fim de auxiliá-los na ampliação do seu processo de trabalho e compreensão do9 seu fazer diário, já este apresentava-se desestimulante e robótico. Os encontros evidenciaram a potencialidade presente da Educação Popular em Saúde, pois, a cada momento vivenciado fica nítido o aumento da participação dos profissionais e seu empenho em contribuir de forma positiva com a construção e partilha dos saberes. Esses momentos também serviram para ampliar a compreensão dos residentes sobre a complexidade existente no dia a dia dos Agentes Comunitários de Saúde e sua relação com o território. A vivência partilhada foi imprescindível para fortalecer os vínculos entre residentes e agentes comunitários, potencializando os espaços e enriquecendo a troca de saberes.
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