Educação popular como estratégia para melhoria das informações no sistema e-SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68648

Palavras-chave:

Promoção da saúde, educação em saúde, educação continuada, trabalhador da saúde

Resumo

Este estudo retrata a experiencia de residentes com a realização de oficinas junto a profissionais do Sistema Único de Saúde utilizando os princípios da Educação Popular em Saúde como metodologia norteadora. Estudo descritivo do tipo relato de experiencia. Foram realizados seis encontros com os profissionais a fim de auxiliá-los na ampliação do seu processo de trabalho e compreensão do9 seu fazer diário, já este apresentava-se desestimulante e robótico. Os encontros evidenciaram a potencialidade presente da Educação Popular em Saúde, pois, a cada momento vivenciado fica nítido o aumento da participação dos profissionais e seu empenho em contribuir de forma positiva com a construção e partilha dos saberes. Esses momentos também serviram para ampliar a compreensão dos residentes sobre a complexidade existente no dia a dia dos Agentes Comunitários de Saúde e sua relação com o território. A vivência partilhada foi imprescindível para fortalecer os vínculos entre residentes e agentes comunitários, potencializando os espaços e enriquecendo a troca de saberes.

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Biografia do Autor

Isaac Newton Machado Bezerra, Fundação Oswaldo Cruz

Residente em Saúde Coletiva no Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil.

Thayná Menezes Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Andreza Amanda de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Residente em Saúde da Família na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

BEZERRA, I. N. M.; SANTOS, T. M.; ARAÚJO, A. A. de; SOUSA, F. de O. S. Educação popular como estratégia para melhoria das informações no sistema e-SUS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 209–225, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68648. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68648. Acesso em: 23 dez. 2024.

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