Semeando o cuidado

desenvolvimento de recursos pedagógicos na experiência do curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65187

Palavras-chave:

Recursos educativos, Educação Popular, Plantas medicinais, Atenção à saúde

Resumo

Este artigo aborda a experiência de construção de recursos educativos, um livro e um jogo, no contexto do curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde, que objetiva formar trabalhadores da atenção básica do Sistema Único de Saúde para o desenvolvimento de ações de reconhecimento, valorização e integração dos saberes tradicionais de plantas medicinais no cuidado. A partir da exposição da experiência, são feitas reflexões que apontam caminhos dialógicos e participativos na construção de recursos educativos fundamentados em princípios da educação popular, que preservam uma abertura para inserção na realidade e nos territórios de vida e trabalho dos educandos e educadores. Conclui-se que recursos educativos, na perspectiva da educação popular, colaboram com leituras críticas da realidade, e que as plantas medicinais, como tema gerador, possibilitam a análise de diferentes elementos estruturantes do processo de saúde, doença e cuidado. 

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Biografia do Autor

Grasiele Nespoli, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo Temático de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Brasil.

Camila Furlanetti Borges, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; professora-pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat); membro do Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS/Fiocruz).

Cynthia Macedo Dias, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; professora-pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; membro dos Grupos de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (PUC-Rio) e Jogos e Saúde (Fiocruz). 

João Vinícius dos Santos Dias, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

NESPOLI, G.; BORGES, C. F.; DIAS, C. M.; DIAS, J. V. dos S. Semeando o cuidado: desenvolvimento de recursos pedagógicos na experiência do curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 279–301, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65187. Acesso em: 26 dez. 2024.

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