Semeando o cuidado
desenvolvimento de recursos pedagógicos na experiência do curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-65187Palavras-chave:
Recursos educativos, Educação Popular, Plantas medicinais, Atenção à saúdeResumo
Este artigo aborda a experiência de construção de recursos educativos, um livro e um jogo, no contexto do curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde, que objetiva formar trabalhadores da atenção básica do Sistema Único de Saúde para o desenvolvimento de ações de reconhecimento, valorização e integração dos saberes tradicionais de plantas medicinais no cuidado. A partir da exposição da experiência, são feitas reflexões que apontam caminhos dialógicos e participativos na construção de recursos educativos fundamentados em princípios da educação popular, que preservam uma abertura para inserção na realidade e nos territórios de vida e trabalho dos educandos e educadores. Conclui-se que recursos educativos, na perspectiva da educação popular, colaboram com leituras críticas da realidade, e que as plantas medicinais, como tema gerador, possibilitam a análise de diferentes elementos estruturantes do processo de saúde, doença e cuidado.
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