Por uma saúde mental antimanicomial
contribuições da educação popular para a atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72965Palavras-chave:
Atenção psicossocial, Educação popular, Saúde mental, Reforma psiquiátrica, Luta antimanicomialResumo
O artigo discute as contribuições da educação popular para fortalecer a perspectiva de saúde mental baseada na atenção psicossocial e alinhada aos princípios da reforma psiquiátrica. A atenção psicossocial representa uma mudança significativa na abordagem de cuidado em saúde mental, propondo a passagem de um paradigma hospitalocêntrico e medicalizador para uma perspectiva de cuidado em liberdade e com enfoque na autonomia dos indivíduos. No entanto, enfrenta desafios como a precarização das relações de trabalho, a crescente patologização e medicalização em saúde e o apagamento de questões de classe, gênero e raça na reforma psiquiátrica. O texto enfatiza a necessidade de fortalecer uma abordagem de saúde mental antimanicomial, baseada nos princípios da reforma psiquiátrica e na integração com a educação popular que reconheça os determinantes sociais na produção do sofrimento psíquico e promova uma visão ampliada e emancipatória do cuidado em saúde mental.
Palavras-chave: atenção psicossocial, educação popular, saúde mental, Reforma Psiquiátrica, luta antimanicomial
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