Por uma saúde mental antimanicomial

contribuições da educação popular para a atenção psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72965

Palavras-chave:

Atenção psicossocial, Educação popular, Saúde mental, Reforma psiquiátrica, Luta antimanicomial

Resumo

O artigo discute as contribuições da educação popular para fortalecer a perspectiva de saúde mental baseada na atenção psicossocial e alinhada aos princípios da reforma psiquiátrica. A atenção psicossocial representa uma mudança significativa na abordagem de cuidado em saúde mental, propondo a passagem de um paradigma hospitalocêntrico e medicalizador para uma perspectiva de cuidado em liberdade e com enfoque na autonomia dos indivíduos. No entanto, enfrenta desafios como a precarização das relações de trabalho, a crescente patologização e medicalização em saúde e o apagamento de questões de classe, gênero e raça na reforma psiquiátrica. O texto enfatiza a necessidade de fortalecer uma abordagem de saúde mental antimanicomial, baseada nos princípios da reforma psiquiátrica e na integração com a educação popular que reconheça os determinantes sociais na produção do sofrimento psíquico e promova uma visão ampliada e emancipatória do cuidado em saúde mental.

Palavras-chave: atenção psicossocial, educação popular, saúde mental, Reforma Psiquiátrica, luta antimanicomial

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Biografia do Autor

  • João Vinícius dos Santos Dias, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil; professor substituto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

DIAS, João Vinícius dos Santos. Por uma saúde mental antimanicomial: contribuições da educação popular para a atenção psicossocial. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 73–90, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-72965. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72965. Acesso em: 2 maio. 2025.

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