COSMOSSOMÁTICA?
Especulações sobre uma pedagogia performática inter-epistêmica
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-15Resumo
Ante o desejo stengeriano pelo retorno ao animismo, especula-se sobre uma pedagogia dialógica inter-epistêmica, argumentando a necessidade primeira de atravessar os desafios do corpo ocidental(izado) em técnicas psicossomáticas que (res)sensibilizam e expressam afetos viscerais reprimidos, a nível pessoal-individual e coletivo-político (TAYLOR, 2003; FOSHA, 2008). Expõe-se que a “tecnologia” da atenção plena incorporada da abordagem enativa (VARELA et al., 2016) é similar ao ofício anímico sutil de construção da experiência (ABRAM, 1996; INGOLD, 2013, 2014), sendo em algum nível presente e aplicado nas práticas da “educação somática” (BOLSANELLO, 2005; FORTIN, 2011). Finaliza-se sugerindo que qualquer pedagogia inter-epistêmica precisará lidar com o corpo ocidental(izado), aprofundar sua percepto-cognição pela atenção plena e participar dos atos transferenciais pelos detentores das várias epistemes.
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