ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE DANÇA DE SALÃO NÃO HETERONORMATIVAS:

UMA EXPERIÊNCIA NO TATÁ NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-03

Resumo

A pesquisa se insere no campo do ensino de dança de salão em escolas de dança e grupos artísticos. Como trabalhar estratégias de ensino de samba de salão que problematizem a heteronormatividade na prática dessa dança? Essa questão de pesquisa guiou as quatro aulas dessa manifestação cultural, que foram ministradas para o Tatá Núcleo de Dança-Teatro. Para solucionar esse problema, realizou-se uma pesquisa-ação a partir das transcrições dos áudios das aulas, que junto com os saberes experienciais dos autores e com a interlocução teórica com pesquisadores da dança possibilitaram alcançar os objetivos deste trabalho. A organização e a análise dos dados foram inspiradas na Análise Textual Discursiva, sob a perspectiva da pedagogia Queer. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Falkembach, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação pelo Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), com doutorado sanduíche na Univesity of Exeter. Possui mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Professora do Curso de Dança - Licenciatura e da Pós Graduação em Artes - Latu Sensu, da Universidade Federal de Pelotas. É professora convidada da Maestria Profesinoal en Danza da Escuel de Danza da Universidad Nacional de Costa Rica desde 2007. Foi professora substituta do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de interpretação teatral, por dois anos (2006-2007). Fundadora e integrante do grupo Depósito de Teatro até 2007, grupo com o qual montou e atuou em nove espetáculos. É coordenadora e coreógrafa-diretora do grupo Tatá de Dança-Teatro. Membro pesquisador dos grupos de pesquisa GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance e OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em estudo do corpo e do movimento cênicos e dramaturgia do corpo e na área de Educação, com ênfase em pedagogia da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança educação, teatro, dança, dança-teatro, dramaturgia do corpo, transcriação, estudos labanianos. Mãe do Gonçalo, esteve em licença maternidade em 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Teixeira Porto, R., & Fonseca Falkembach, M. (2023). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE DANÇA DE SALÃO NÃO HETERONORMATIVAS: : UMA EXPERIÊNCIA NO TATÁ NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 9(3), 41–62. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-03

Edição

Seção

Corpos insurgentes e dissidentes nos processos de educação