Os desafios da inserção da arte nos currículos das escolas de educação básica: pertencimentos

Autores

  • Dirce Helena Benevides de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-03

Resumo

A presente comunicação objetiva refletir sobre o ensino de Arte em escolas de Educação Básica considerando os debates acerca das políticas educacionais, bem como as dificuldades do reconhecimento da Arte enquanto área de conhecimento. Discorre sobre os desafios de sua inserção curricular e permanência nas instituições escolares, destacando a sua importância na última etapa da experiência escolar, a saber, o Ensino médio, e suas contribuições congregadas pelas relações sociais evidenciadas pela formação de coletividades e de pertencimentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Helena Benevides de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Professora/Pesquisadora/Diretora Teatral. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Temas de pesquisa: CorpoVoz; Cena contemporânea; Pedagogia Teatral.

Coordenadora do PROF-Artes - Mestrado Proffisional em Artes - UFU

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Era uma vez... a obrigatoriedade das Artes no currículo do Ensino médio. In: Revista Select Arte e cultura contemporânea, edição 33, p.40. Endereço: https://issuu.com/editora3/docs/select_33_ok. Acesso em 15 de maio de 2017.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte (5ª. a 8ª. séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

v. Orientações Curriculares para o Ensino médio, v.1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, DICEI, 2013.

ENRIQUEZ, Eugène. O outro, semelhante ou inimigo? In: NOVAES, Adauto (Org.). Civilização e barbárie. São Paulo: Companhia das Letras, p.45-60, 2004.

IAVELBERG, Rosa. Ensino médio: de que reformas precisamos? In: Revista Select Arte e cultura contemporânea, edição 33, p.38. Endereço: https://issuu.com/editora3/docs/select_33_ok. Acesso em 22 de abril de 2017.

Medida Provisória/246. In: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992. Acesso em 15 de maio de 2017.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes (orgs.). Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Portugal: Porto Editora, LTDA, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Benevides de Carvalho, D. H. (2017). Os desafios da inserção da arte nos currículos das escolas de educação básica: pertencimentos. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-03

Edição

Seção

Arte na Educação Básica