Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais

Autores

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-04

Resumo

Exposição reflexiva sobre exercícios e critérios de condução de processos teatrais pedagógicos baseados em conceitos oriundos de obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O texto expõe especificidades de perspectiva e de abordagens pedagógicas que tais conceitos propõem ao corpo, ao atuante e ao condutor dos processos, particularmente nas questões contemporâneas relativas a imbricamentos entre arte e vida - uma educação estética no que concerne ao âmbito teatral da vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei

Professor do curso de Teatro e mestrado em Artes Cênicas da UFSJ

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de & FERREIRA, Marieta De Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Capitalisme et Schizophrénie. L

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2004 (1995).

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.

DELEUZE, Gilles. Espinosa

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: perspectiva, 2003.

ESPINOSA, Baruch de.

ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. In: O Percevejo online

INSEA

KASTRUP, Virginia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, Virginia & TEDESCO, Silvia & PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LAPOUJADE, David. O corpo que não agüenta mais. In LINS, Daniel & GADELHA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze

LIMA, Tatiana Motta. Em busca de (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. In REVISTA RESET. ANO 1. N

LIMA, Tatiana Motta. Palavras Praticadas - O Percurso Artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LIMA, Tatiana Motta. Les Mots Pratiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em artes cênicas da UNIRIO. Rio de Janeiro: PPGAC - UNIRIO, 2008.

LIMA, Tatiana Motta. Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?. Belo Horizonte: SUBTEXTO

LIMA, Tatiana Motta. A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. ILINX

MAGELA, André Luiz Lopes. Docência de teatro em escolas: argumentos para uma consistência. In: CARVALHO, Levindo Diniz & SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Educação (em tempo) integral: diálogos entre a universidade e a educação básica. Belo Horizonte: Fino Traço Editora. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/317385993_Educacao_em_tempo_integral_dialogos_entre_a_universidade_e_a_educacao_basica

PINHEIRO, Paulo. Nietzsche, Platão e o entusiasmo poético. In: FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel Angel & PINHEIRO, Paulo (Orgs.). Nietzsche e os Gregos: Arte, Memória e Educação

PUPO. Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico

TADEU SILVA, Tomaz. Guia de leitura

WOTLING, Patrick. Le vocabulaire de Nietzsche. Paris:

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literaridade . In: Revista Educação e Sociedade vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, Set./Dez. 2005. Campinas: UNICAMP: 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Magela, A. L. L. (2017). Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-04

Edição

Seção

Arte na Educação Básica