A CRIANÇA PROTAGONISTA: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-09

Resumen

Este artigo aborda uma prática de valorização de protagonismo infantil, realizada no âmbito do Projeto de Extensão Partilhas Teatrais, em uma escola de Educação Infantil, da cidade de Uberlândia/MG, na qual diferentes metodologias do ensino do teatro (Drama, Contação de histórias e Performance) foram utilizadas para provocar ações de criação e transformação dos espaço-tempo escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Hartmann, Departamento de Artes Cênicas Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade de Brasíli

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas, atuando no PPG-CEN/UnB e como colaboradora no Programa Interdisciplinar em Performances Culturais, da UFG. Possui graduação em Artes Cênicas

Citas

ANDRADE, Lucimary B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Madacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro)

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

GIRARDELLO, Gilka. (org.). Baús e Chaves da Narração de Histórias. 2ª. ed. Florianópolis: SESC/SC, 2004.

HARTMANN, L.. Esses contadores tão desconhecidos: as crianças. In: Giuliano Tierno; Letícia Liesenfeld Erdtmann. (Orgs.). Narra-te Cidade - pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. 1ed.São Paulo - SP: A Casa Tombada, 2017, v. 1, p. 85-99.

HARTMANN, L. Pequenos narradores: experiências metodológicas com crianças contando histórias na sala de aula. In: Luciana Hartmann; Jorge das Graças Veloso. (Orgs.). O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2016, v. 1, p. 259-280.

ICLE, G.; BONATTO, M. T. Por uma Pedagogia Performativa: a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, 2017, p. 7-28.

ICLE, Gilberto. Da performance na educação: perspectiva para a pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM, 2013. p. 09-22.

____ Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação & Realidade. Porto Alegre: n. 35, v. 2, 2010, p. 89-113.

M

NANCY, Jean-Luc.

NANCY, Jean-Luc. A la escucha. la ed. - Buenos Aires: Amorrortu, 2007.

PAULA, Wellington Menegaz de. Drama-processo e ciberespaço: o ensino do teatro em campo expandido. Doutorado em Teatro

PINEAU, E. L. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, M. (org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM, 2013, p. 37-58.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R; SARMENTO, M. J. (orgs). Infância Invisível. Araraquara/SP: Junqueira e Marin, 2007, p. 25-49.

SILVA, Maurício Roberto da.

SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil

VELASCO, Cristine. Histórias de Boca o conto tradicional na educação infantil. São Paulo: editora original, 2018.

VIGOSTKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

XAVIER FILHA, Constantina. Ver e

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Hartmann, L., & Gasperin, L. E. (2018). A CRIANÇA PROTAGONISTA: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-09