O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA

Autores/as

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Jade Pohl Sanches Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-10

Resumen

Este texto aborda reflexões sobre uma prática de Drama desenvolvida com uma turma do quarto ano em uma escola pública do município de Santa Maria (RS). Na análise do processo, propôs-se a seguinte questão: o estado de jogo que a criança apresenta no Drama é o mesmo que ela experimenta no recreio escolar? O "estado de recreio" defendido por Souza (2014) parece se aproximar da "imersão" proposta por Cabral (2006) e Pereira (2015), ao tratarem da atitude experimentada pelos participantes em um processo de Drama. Evidencia-se o potencial do Drama para tratar de temas contemporâneos, aliado a um processo de aprendizagem do teatro que se dá de forma lúdica e participativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego de Medeiros Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq). Área: Pedagogia do Teatro.

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Formanda no curso de Licencitura em Teatro da UFSM. Bolsista do Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFSM). Membra do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq).

Citas

BOWELL, Pamela; HEAP, Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. Londres: Routledge Taylkor & Francis Group, 2013.

CABRAL, Beatriz. Presença e processos de subjetivação. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v.1, n.1, p. 107-120, 2011.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

CABRAL, Beatriz; PEREIRA, Diego de Medeiros. O espaço de jogo no Contexto do Drama. Revista Urdimento, Florianópolis, v.1, n. 28, p. 285-301, julho, 2017.

DELALANDE, Julie. Aprender entre crianças: o universo social e cultural do recreio. In: LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco de. (org.). O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas: dialogando com lógicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 23-41.

O

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Teatro/Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015a. Tese (Doutorado em Teatro).

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis. Revista Urdimento, Florianópolis, v.1, n.24, p. 174-185, julho, 2015b.

PRADO, Patrícia Dias. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (org). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. p. 93-111

SOUZA, Karla Righetto Ramirez. As crianças e o recreio: Investigando as relações de pares nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Sociologia/Universidade do Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Sociologia).

VIDOR, Heloise. Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escolar. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

de Medeiros Pereira, D., & Pohl Sanches, M. J. (2018). O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-10