Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-04Resumen
Exposição reflexiva sobre exercícios e critérios de condução de processos teatrais pedagógicos baseados em conceitos oriundos de obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O texto expõe especificidades de perspectiva e de abordagens pedagógicas que tais conceitos propõem ao corpo, ao atuante e ao condutor dos processos, particularmente nas questões contemporâneas relativas a imbricamentos entre arte e vida - uma educação estética no que concerne ao âmbito teatral da vida.
Descargas
Citas
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de & FERREIRA, Marieta De Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Capitalisme et Schizophrénie. L
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 4. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2004 (1995).
DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.
DELEUZE, Gilles. Espinosa
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: perspectiva, 2003.
ESPINOSA, Baruch de.
ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. In: O Percevejo online
INSEA
KASTRUP, Virginia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, Virginia & TEDESCO, Silvia & PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LAPOUJADE, David. O corpo que não agüenta mais. In LINS, Daniel & GADELHA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze
LIMA, Tatiana Motta. Em busca de (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. In REVISTA RESET. ANO 1. N
LIMA, Tatiana Motta. Palavras Praticadas - O Percurso Artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.
LIMA, Tatiana Motta. Les Mots Pratiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em artes cênicas da UNIRIO. Rio de Janeiro: PPGAC - UNIRIO, 2008.
LIMA, Tatiana Motta. Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?. Belo Horizonte: SUBTEXTO
LIMA, Tatiana Motta. A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. ILINX
MAGELA, André Luiz Lopes. Docência de teatro em escolas: argumentos para uma consistência. In: CARVALHO, Levindo Diniz & SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Educação (em tempo) integral: diálogos entre a universidade e a educação básica. Belo Horizonte: Fino Traço Editora. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/317385993_Educacao_em_tempo_integral_dialogos_entre_a_universidade_e_a_educacao_basica
PINHEIRO, Paulo. Nietzsche, Platão e o entusiasmo poético. In: FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel Angel & PINHEIRO, Paulo (Orgs.). Nietzsche e os Gregos: Arte, Memória e Educação
PUPO. Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico
TADEU SILVA, Tomaz. Guia de leitura
WOTLING, Patrick. Le vocabulaire de Nietzsche. Paris:
ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literaridade . In: Revista Educação e Sociedade vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, Set./Dez. 2005. Campinas: UNICAMP: 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).