Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais

Autores/as

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-04

Resumen

Exposição reflexiva sobre exercícios e critérios de condução de processos teatrais pedagógicos baseados em conceitos oriundos de obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O texto expõe especificidades de perspectiva e de abordagens pedagógicas que tais conceitos propõem ao corpo, ao atuante e ao condutor dos processos, particularmente nas questões contemporâneas relativas a imbricamentos entre arte e vida - uma educação estética no que concerne ao âmbito teatral da vida. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei

Professor do curso de Teatro e mestrado em Artes Cênicas da UFSJ

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO

Citas

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de & FERREIRA, Marieta De Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Capitalisme et Schizophrénie. L

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2004 (1995).

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.

DELEUZE, Gilles. Espinosa

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: perspectiva, 2003.

ESPINOSA, Baruch de.

ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. In: O Percevejo online

INSEA

KASTRUP, Virginia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, Virginia & TEDESCO, Silvia & PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LAPOUJADE, David. O corpo que não agüenta mais. In LINS, Daniel & GADELHA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze

LIMA, Tatiana Motta. Em busca de (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. In REVISTA RESET. ANO 1. N

LIMA, Tatiana Motta. Palavras Praticadas - O Percurso Artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LIMA, Tatiana Motta. Les Mots Pratiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em artes cênicas da UNIRIO. Rio de Janeiro: PPGAC - UNIRIO, 2008.

LIMA, Tatiana Motta. Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?. Belo Horizonte: SUBTEXTO

LIMA, Tatiana Motta. A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. ILINX

MAGELA, André Luiz Lopes. Docência de teatro em escolas: argumentos para uma consistência. In: CARVALHO, Levindo Diniz & SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Educação (em tempo) integral: diálogos entre a universidade e a educação básica. Belo Horizonte: Fino Traço Editora. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/317385993_Educacao_em_tempo_integral_dialogos_entre_a_universidade_e_a_educacao_basica

PINHEIRO, Paulo. Nietzsche, Platão e o entusiasmo poético. In: FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel Angel & PINHEIRO, Paulo (Orgs.). Nietzsche e os Gregos: Arte, Memória e Educação

PUPO. Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico

TADEU SILVA, Tomaz. Guia de leitura

WOTLING, Patrick. Le vocabulaire de Nietzsche. Paris:

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literaridade . In: Revista Educação e Sociedade vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, Set./Dez. 2005. Campinas: UNICAMP: 2005.

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

Magela, A. L. L. (2017). Afecções, exercícios. protopedagogias teatrais. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-04

Número

Sección

Arte na Educação Básica