Treinamento Performativo como Modos de Existencia

Autores/as

  • Ronaldo Záphas Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo procura relacionar as práticas performativas de Guillermo Gomez-Peña e Renato Cohen, que diluem as fronteiras entre preparação, criação e apresentação. Assim, seus processos pedagógicos funcionam como modos de existência do performer, embaralhando arte e vida.

Biografía del autor/a

  • Ronaldo Záphas, Universidade Estadual de Campinas

    Atuador, pesquisador e professor. Mestrando em Artes da Cena pela Unicamp com orientação da Dra. Ana Cristina Colla/LUME, com o tema "noções de treinamento performativo para o artista presencial". Pós-Graduado em Gestão de Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha/2011). Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp. Fiz parte do projeto

Referencias

CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona Performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo, Perspectiva, 2012.

COHEN, Renato. Work in Progress na cena Contemporânea. São Paulo, Perspectiva, 1998.

FABI

FERRACINI, Renato. O Trabalho de Ator e a Zona de Turbulência. Revista Sala Preta, ECA-USP, Vol. 3, 2003. p.125 - 131

GOMEZ-PE

GOMEZ-PE

PAVIS, Patrice. Para Repensar o Trabalho do Ator: Algumas considerações improvisadas e provisórias sobre a atuação hoje. São Paulo: Revista Brasileira de Presença, nº 6, UFRGS, 2016, p173 - 182.

Publicado

2017-04-19

Número

Sección

Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo

Cómo citar

Treinamento Performativo como Modos de Existencia. (2017). Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(1). https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/36663