Treinamento Performativo como Modos de Existencia
Resumo
Este artigo procura relacionar as práticas performativas de Guillermo Gomez-Peña e Renato Cohen, que diluem as fronteiras entre preparação, criação e apresentação. Assim, seus processos pedagógicos funcionam como modos de existência do performer, embaralhando arte e vida.
Downloads
Referências
CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona Performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo, Perspectiva, 2012.
COHEN, Renato. Work in Progress na cena Contemporânea. São Paulo, Perspectiva, 1998.
FABI
FERRACINI, Renato. O Trabalho de Ator e a Zona de Turbulência. Revista Sala Preta, ECA-USP, Vol. 3, 2003. p.125 - 131
GOMEZ-PE
GOMEZ-PE
PAVIS, Patrice. Para Repensar o Trabalho do Ator: Algumas considerações improvisadas e provisórias sobre a atuação hoje. São Paulo: Revista Brasileira de Presença, nº 6, UFRGS, 2016, p173 - 182.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).