Os desafios da inserção da arte nos currículos das escolas de educação básica: pertencimentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-03Resumo
A presente comunicação objetiva refletir sobre o ensino de Arte em escolas de Educação Básica considerando os debates acerca das políticas educacionais, bem como as dificuldades do reconhecimento da Arte enquanto área de conhecimento. Discorre sobre os desafios de sua inserção curricular e permanência nas instituições escolares, destacando a sua importância na última etapa da experiência escolar, a saber, o Ensino médio, e suas contribuições congregadas pelas relações sociais evidenciadas pela formação de coletividades e de pertencimentos.Â
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. Era uma vez... a obrigatoriedade das Artes no currículo do Ensino médio. In: Revista Select Arte e cultura contemporânea, edição 33, p.40. Endereço: https://issuu.com/editora3/docs/select_33_ok. Acesso em 15 de maio de 2017.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte (5ª. a 8ª. séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.
v. Orientações Curriculares para o Ensino médio, v.1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, DICEI, 2013.
ENRIQUEZ, Eugène. O outro, semelhante ou inimigo? In: NOVAES, Adauto (Org.). Civilização e barbárie. São Paulo: Companhia das Letras, p.45-60, 2004.
IAVELBERG, Rosa. Ensino médio: de que reformas precisamos? In: Revista Select Arte e cultura contemporânea, edição 33, p.38. Endereço: https://issuu.com/editora3/docs/select_33_ok. Acesso em 22 de abril de 2017.
Medida Provisória/246. In: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992. Acesso em 15 de maio de 2017.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes (orgs.). Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Portugal: Porto Editora, LTDA, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).