Virada Pedagógica: O Coletivo Parabelo e a revolta da carne do assento
Resumo
Resumo
O presente artigo discute a chamada Virada Pedagógica na trajetória artística do Coletivo Parabelo. Trata-se de um coletivo de performances urbanas que tem testado o deslocamento de Aulas Performáticas entre o ensino superior e o ensino básico público na cidade de São Paulo. Para tanto, o Coletivo Parabelo propõe o exercício das Errâncias Urbanas como práxis educativa e poetização do urbano, a fim de promover uma crítica ao império do dito Homo Sedens na relação corpo, escola e cidade.
Palavras-chave: aula performática, errância urbana, homo sedens
Downloads
Referências
AGRA, Lúcio. Performance e alteridade. Texto inédito apresentado na IV Semana de Estudos Teatrais
BAITELLO JR., Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. Porto Alegre: Editora Unisinos, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CIOTTI, Naira. O hibrido professor-performer: uma prática. Dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 1999.
FABI
FISCHER-LITCHE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
KOHAN, Walter. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MARQUES, Diego Alves. Errantes, erráticos, errabundos: performador como errante urbano, performance como errância urbana. In: Conceição, Revista de Artes Cênicas, v. 3, nº 2, p. 63-74. Campinas: Instituto de Artes, UNICAMP, 2014. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/239
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. São Paulo: Edunesp, Cultura Acadêmica, 2014. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=467
ROGOFF, Irit. Turning. In: E-Flux Journal, New York, n.11, 2008. Disponível em: http://www.e-flux.com/journal/turning/ Data de acesso: 10/05/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).