Virada Pedagógica: O Coletivo Parabelo e a revolta da carne do assento

Autores

  • Diego Alves Marques Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - UNESP

Resumo

Resumo

O presente artigo discute a chamada Virada Pedagógica na trajetória artística do Coletivo Parabelo. Trata-se de um coletivo de performances urbanas que tem testado o deslocamento de Aulas Performáticas entre o ensino superior e o ensino básico público na cidade de São Paulo. Para tanto, o Coletivo Parabelo propõe o exercício das Errâncias Urbanas como práxis educativa e poetização do urbano, a fim de promover uma crítica ao império do dito Homo Sedens na relação corpo, escola e cidade.

Palavras-chave: aula performática, errância urbana, homo sedens

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Alves Marques, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - UNESP

Intutito de Artes - Mestrado - Arte Educação.

Referências

AGRA, Lúcio. Performance e alteridade. Texto inédito apresentado na IV Semana de Estudos Teatrais

BAITELLO JR., Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. Porto Alegre: Editora Unisinos, 2012.

BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CIOTTI, Naira. O hibrido professor-performer: uma prática. Dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 1999.

FABI

FISCHER-LITCHE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.

KOHAN, Walter. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MARQUES, Diego Alves. Errantes, erráticos, errabundos: performador como errante urbano, performance como errância urbana. In: Conceição, Revista de Artes Cênicas, v. 3, nº 2, p. 63-74. Campinas: Instituto de Artes, UNICAMP, 2014. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/239

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. São Paulo: Edunesp, Cultura Acadêmica, 2014. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=467

ROGOFF, Irit. Turning. In: E-Flux Journal, New York, n.11, 2008. Disponível em: http://www.e-flux.com/journal/turning/ Data de acesso: 10/05/2016.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Marques, D. A. (2017). Virada Pedagógica: O Coletivo Parabelo e a revolta da carne do assento. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/36655

Edição

Seção

Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo