Sobre a Revista

Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.

Anúncios

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2022): LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos
					Visualizar v. 9 n. 1 (2022): LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos

O dossiê da Revista Rascunhos- Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, intitulado LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos presta uma homenagem a Luiz Roberto de Souza [Luiz Pazzini (1953-2020)] através de reflexões teóricas, experiências pedagógicas e memórias que estejam relacionadas ou que tangenciem a prática desse artista/docente/pesquisador  no qual desenvolveu uma parte significativa da sua vida artística e docente, seja no âmbito do Curso de Educação Artística, seja no Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Grupo Cena Aberta.

Organizadores desse dossiê:

Gilberto dos Santos Martins (IFMA) e João Victor da Silva Pereira (Cena Aberta)

 

Publicado: 2022-04-25

Edição completa

LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos

Ver Todas as Edições

CHAMADAS ABERTAS:

Estamos recebendo submissões para os Dossiês:

1) O dossiê Corporalidades na educação é fruto dos diálogos estabelecidos no Grupo de Trabalho Corpos e corporalidades em educação e a educação dos corpos por ocasião do IV Encontro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Corpos e Corporalidades nas Culturas, realizado em agosto 2021. A partir dos contextos, ideias e abordagens metodológicas transdisciplinares presentes nas pesquisas de diferentes países latinoamericanos, observamos a emergência de uma diversidade de sentidos para as noções de corpo e corporalidade, que se desdobram em diferentes possibilidades de pensamento e ação no campo educativo. Assim, convidamos docentes e pesquisadores a enviarem seus trabalhos para o presente dossiê da Revista Rascunhos, que aceita submissão de artigos, ensaios (escritos e/ou visuais), entrevistas, entre outras formas contempladas pelo template do periódico. Serão bem vindas proposições para a seção “Dossiê: Corporalidades na Educação” até o dia 31 de março de 2022, em português e espanhol, vinculadas aos seguintes temas: 

- Corporalidades e formas de educação em diferentes culturas e cosmovisões, além das ditas culturais ocidentais; 

- Corporalidades e marcadores de diferenças sociais em contextos educativos - gênero, raça, etnia, idade…; 

- Corporalidades, educação e os diferentes campos artísticos; 

- Corporalidades, convívio e pedagogias como saber/cuidado de si; 

- Corporalidades e educação no contexto da pandemia; 

- Corporalidades e educação nos diferentes níveis de ensino. 

 

Llamada dossier Corporalidades en la educación

El dossier Corporalidades en la educación es el resultado de los diálogos establecidos en el Grupo de Trabajo n°5 Cuerpos y Corporalidades en la Educación y la Educación de los Cuerpos con motivo del IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, realizado en agosto de 2021. A partir de contextos, ideas y enfoques metodológicos transdisciplinarios que son parte de investigaciones en desarrollo en diferentes países de América Latina, observamos el surgimiento de una diversidad de significados para nociones de cuerpo y corporeidad, que se despliegan en diferentes posibilidades de pensamiento y acción en el campo educativo. Así, invitamos a profesores e investigadores a enviar sus trabajos al presente dossier de la Revista Rascunhos, que acepta envío de artículos, ensayos (escritos y / o visuales), entrevistas, entre otras formas contempladas por la plantilla de la revista. Se aceptan propuestas para la sección "Dossier: Corporalidades en la educación" hasta el 31 de enero, en portugués o español, relacionadas con los siguientes temas: 

- Corporalidades y formas de educación en diferentes culturas y cosmovisiones, además de las llamadas “culturas occidentales”; 

- Corporalidades y marcadores de diferencia social en contextos educativos -  género, raza, etnia, edad…; 

- Corporalidades, educación y los diferentes campos artísticos; 

- Corporalidades, convivio y pedagogías como saber/cuidado de sí. 

- Corporalidades y educación en el contexto de la pandemia; 

- Corporalidades y educación en diferentes niveles educativos. 

 

Organização:  

André Bocchetti (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil) 

Hilderman Cardona Rodas (Universidad de Medellín – Colombia) 

Jovanna Díaz (Universidad de Piura- Peru) 

Julia Broguet (Universidad Nacional de Rosario - Argentina) 

Julia Castro Carvajal (Universidad de Antioquia - Colombia) 

Miguél Ángel Rodriguez (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - México) 

Paulina Maria Caon (Universidade Federal de Uberlândia - Brasil) 

 

* Fluxo contínuo: [SUSPENSO O RECEBIMENTO ATÉ JANEIRO DE 2023] Artigos originais oriundos de pesquisas de iniciação ciêntífica (em co-autoria com o(a) orientador(a)), mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo. A revista também aceita textos teatrais inéditos, resenhas, traduções e artigos em formatos audiovisuais diversos que obrigue expandir as políticas editorais para as artes da cena.

ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível: aqui.