Sobre a Revista

Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.

Anúncios

Edição Atual

v. 8 n. 2 (2021): [DOSSIÊ]: A CIBERCULTURA E O RETORNO A CASA: COMUNICAÇÃO E ARTE NUM MUNDO PORVIR
Capa Dossiê: A cibercultura e o retorno a casa

Este dossiê reúne textos que abordam questões sobre os novos contornos do mundo atual em que vivemos e as transformações nas artes cênicas e na produção cultural, em uma sociedade em rede intensificadas por contextos pandêmicos e de necessário distanciamento social. A casa é o lugar escolhido para habitarmos nossas inquietações. Confinados devido a atual situação mundial, dentro do espaço/ tempo que habitamos, artistas, pesquisadores  e professores se voltaram para a própria  casa, sua intimidade, para pensar a intimidade do mundo e suas diferentes maneiras de coexistir, descrevendo processos e possibilidades de movimentos artísticos, muitas vezes com os pés descalços, abrindo as portas para a discussão com o porvir da produção artística afetada pela cibercultura. O dossiê está organizado em quatro seções: 1) NA VARANDA; 2) (IN)CÔMODOS; 3) SALA DE ESTAR e 4) SUPLEMENTO PAUSA NA REDE. No total são dezesseis artigos e, ainda, como suplemento, a 3a edição da Revista Pausa na Rede 2021 - CASA MUNDO: (Im)pressões artísticas em tempos de urgências, projeto que realizou uma convocatória internacional para a produção de uma revista de artista que pensa os impactos de todas estas transformações a partir do sensível. O conjunto do material publicado trata sobre modos de produção artístico em meio à crise pandêmica refletindo sobre estratégias, estéticas, pesquisas, buscas e, ainda, (sobre)vivências culturais.

Organização e Curadoria do dossiê:

Amanda M. P. Leite

Fernando Aleixo

Renata F. da Silva

 

Organização Suplemento Pausa da Rede (3a. Edição): 

Amanda M. P. Leite 

André Demarchi 

Renata F. da Silva

Ricardo Ribeiro Malveira

Suiá Omim

Publicado: 2021-10-07

Edição completa

DOSSIÊ A CIBERCULTURA E O RETORNO A CASA: COMUNICAÇÃO E ARTE NUM MUNDO PORVIR

SEGUNDA SEÇÃO - (IN)CÔMODOS

QUARTA SEÇÃO - SUPLEMENTO PAUSA NA REDE

Ver Todas as Edições

CHAMADAS ABERTAS:

Estamos recebendo submissões para os Dossiês:

1) O dossiê Corporalidades na educação é fruto dos diálogos estabelecidos no Grupo de Trabalho Corpos e corporalidades em educação e a educação dos corpos por ocasião do IV Encontro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Corpos e Corporalidades nas Culturas, realizado em agosto 2021. A partir dos contextos, ideias e abordagens metodológicas transdisciplinares presentes nas pesquisas de diferentes países latinoamericanos, observamos a emergência de uma diversidade de sentidos para as noções de corpo e corporalidade, que se desdobram em diferentes possibilidades de pensamento e ação no campo educativo. Assim, convidamos docentes e pesquisadores a enviarem seus trabalhos para o presente dossiê da Revista Rascunhos, que aceita submissão de artigos, ensaios (escritos e/ou visuais), entrevistas, entre outras formas contempladas pelo template do periódico. Serão bem vindas proposições para a seção “Dossiê: Corporalidades na Educação” até o dia 31 de março de 2022, em português e espanhol, vinculadas aos seguintes temas: 

- Corporalidades e formas de educação em diferentes culturas e cosmovisões, além das ditas culturais ocidentais; 

- Corporalidades e marcadores de diferenças sociais em contextos educativos - gênero, raça, etnia, idade…; 

- Corporalidades, educação e os diferentes campos artísticos; 

- Corporalidades, convívio e pedagogias como saber/cuidado de si; 

- Corporalidades e educação no contexto da pandemia; 

- Corporalidades e educação nos diferentes níveis de ensino. 

 

Llamada dossier Corporalidades en la educación

El dossier Corporalidades en la educación es el resultado de los diálogos establecidos en el Grupo de Trabajo n°5 Cuerpos y Corporalidades en la Educación y la Educación de los Cuerpos con motivo del IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, realizado en agosto de 2021. A partir de contextos, ideas y enfoques metodológicos transdisciplinarios que son parte de investigaciones en desarrollo en diferentes países de América Latina, observamos el surgimiento de una diversidad de significados para nociones de cuerpo y corporeidad, que se despliegan en diferentes posibilidades de pensamiento y acción en el campo educativo. Así, invitamos a profesores e investigadores a enviar sus trabajos al presente dossier de la Revista Rascunhos, que acepta envío de artículos, ensayos (escritos y / o visuales), entrevistas, entre otras formas contempladas por la plantilla de la revista. Se aceptan propuestas para la sección "Dossier: Corporalidades en la educación" hasta el 31 de enero, en portugués o español, relacionadas con los siguientes temas: 

- Corporalidades y formas de educación en diferentes culturas y cosmovisiones, además de las llamadas “culturas occidentales”; 

- Corporalidades y marcadores de diferencia social en contextos educativos -  género, raza, etnia, edad…; 

- Corporalidades, educación y los diferentes campos artísticos; 

- Corporalidades, convivio y pedagogías como saber/cuidado de sí. 

- Corporalidades y educación en el contexto de la pandemia; 

- Corporalidades y educación en diferentes niveles educativos. 

 

Organização:  

André Bocchetti (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil) 

Hilderman Cardona Rodas (Universidad de Medellín – Colombia) 

Jovanna Díaz (Universidad de Piura- Peru) 

Julia Broguet (Universidad Nacional de Rosario - Argentina) 

Julia Castro Carvajal (Universidad de Antioquia - Colombia) 

Miguél Ángel Rodriguez (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - México) 

Paulina Maria Caon (Universidade Federal de Uberlândia - Brasil) 

 

* Fluxo contínuo: [SUSPENSO O RECEBIMENTO ATÉ JANEIRO DE 2023] Artigos originais oriundos de pesquisas de iniciação ciêntífica (em co-autoria com o(a) orientador(a)), mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo. A revista também aceita textos teatrais inéditos, resenhas, traduções e artigos em formatos audiovisuais diversos que obrigue expandir as políticas editorais para as artes da cena.

ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível: aqui.