Atividades acadêmicas e relaçao família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60014Palabras clave:
Educação especial, Relação família e escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Covid-19, CoronavírusResumen
Diante da pandemia do SARSCoV-2, as aulas presenciais passaram a ocorrer remotamente, demandando reorganização das escolas. Em função disso, tem-se como objetivos: (a) descrever as atividades acadêmicas propostas por escolas públicas e particulares da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental I; (b) descrever a comunicação entre a família e os professores destes alunos; e (c) descrever as propostas voltadas ao ensino remoto dos alunos do PAEE. Foi aplicado um formulário on-line com 387 professores e 32 familiares. Constatou-se que professores e familiares estavam se reestruturando para o ensino remoto, em função de as escolas estarem, majoritariamente, dando orientações aos alunos, ao invés de aulas síncronas. Além da falta de recursos e de acesso à internet, constatou-se descompasso no envolvimento entre ambos, havendo discurso culpabilizante do professor em relação aos familiares. Tal problemática reafirmou-se na insatisfação dos professores com a comunicação junto aos familiares, indicando que estes podem estar sobrecarregados e necessitando de mais auxílio da família. Constatou-se também que, embora haja adaptação aos alunos do PAEE, as ações não alcançam a todos, sendo insuficientes e acentuando a exclusão. Sugerem-se intervenções junto a familiares e professores, auxiliando-os no estabelecimento de parceria para beneficiar o aluno durante o ensino remoto.
Descargas
Citas
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 03, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251>. Acesso em: 21 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION.DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ªedição. ARTMED. Porto Alegre, 2013.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 21 jan. 2020.
ATAÍDE, C. A.; SILVA, A. M. F. S.; SILVA; M. R. S.. Um estudo preliminar sobre o impacto da Covid-19 na educação básica: o olhar da família sobre os desafios do ensino remoto. In: VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU. In: Anais VII CONEDU. Maceio, p. 01-09, 2020.
BORGES, L. Relação família e escola: programa para profissionais pré-escolares de alunos público alvo da educação especial. 2015. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. 201 f.
BORGES, L. Família-escola: curso de formação para professores pré-escolares de alunos do público-alvo da educação especial. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. 255 f.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. MEC. CNE. CP. Resolução n. 11/2020, de 3 de agosto de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, 2020.
CARVALHO, C. B. et al. Ensino remoto e necessidades específicas: o papel da escola e das famílias. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 74345-74355. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17636. Acesso em: 21 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-020.
CIA, F.; PAMPLIM, R.C.O.; WILLIAMS, L.C.A. O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 2, p. 351-360, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-73722008000200018.
CORDEIRO, K. M. de A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Disponível em: http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. ed. 2. São Paulo: Editora Atlas, 2006. p. 454.
GIL, Antônio Carlos, 1946-. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. São Paulo: Atlas, 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206p.
IDOETA, P. A. Os desafios e potenciais da educação à distância, adotada às pres¬sas em meio à quarentena. Publicada em 17 de abril de 2020. Disponível em: https://cutt.ly/ Myk24p1. Acesso em: 10 fev. 2021.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Saúde mental na pandemia de Covid-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em Psiquiatria, São Paulo, p 46-68, 2020. Disponível em: http://abpbrasil.org.br/pcabp/saude-mental-na-pandemia-de-covid-19-consideracoes-praticas-multidisciplinares-sobre-cognicao-emocao-e-comportamento/. Acesso em: 21 fev. 2021. DOI http://dx.doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-6.
MARTINS, S. V. M.; TAVARES, H. M. A família e a escola: Desafios para a educação no novo mundo contemporâneo. Revista Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 256-263, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/download/6404/6647/. Acesso em: 25 fev. 2021.
MEDEIROS, A. Y. B. B. V. de; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A. Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: relato de experiência. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 01-13, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1051#:~:text=O%20estudo%20objetiva%20descrever%20a,e%20existencialista%20de%20Viktor%20Frankl.
Acesso em: 25 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051.
MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do Coronavírus. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. especial, p. 136-155, 2020. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837. Acesso em: 25 fev. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837.
MELO, A. S. A relação entre pais e professores de bebês: uma análise da natureza de seus encontros diários.160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
MIRANDA, K. K. C. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU. In: Anais VII CONEDU. Maceio, p. 01-12, 2020.
OLIVEIRA, M. C. G. L. 2010. Relação família-escola e participação dos pais. Dissertação de Mestrado em Educação, Instituto Superior de Educação e Trabalho, Porto, 2010. 151f.
ORGANIZAÇÃO MUNDAL DA SAÚDE (OMS). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Acesso: 15 de fev. 2021.
POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572005000200012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-85572005000200012.
REIS, J. S. 2013. Relação família e escola: a experiência em uma escola pública de periferia de Salvador-BA. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador, 2013. 128 f.
RUSCHEL, G. E. S.; TREVISAN, M. B.; PEREIRA, J. F. Ensino remoto no contexto de uma instituição privada. Observatório Sócio Econômico da Covid-19, FAPERGS, Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2020.
SAISI, N. B. Educação infantil e família: uma parceria necessária. Educação: Teoria e prática, Rio Claro, v. 20, n. 4, p. 65-85, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2934.
Acesso em: 15 mar. 2021.
SÃO PAULO. Decreto nº 64.864, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências correlatas. Brasília, 2020a. Disponível em: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v5/index.asp?c=4&e=20200317&p=1. Acesso em: 03 fev. 2021.
SÃO PAULO. Decreto 64881, de 22 de março de 2020. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/193361. Acesso em: 03 fev. 2021.
SÃO PAULO. Resolução SEDUC 45, de 20 de abril de 2020. Dispõe sobre a realização e o registro de atividades escolares não presenciais pelas unidades escolares vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, durante o período de restrição das atividades presenciais devido à pandemia de COVID19. Brasília, 2020c. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEDUC%2045.HTM?Time=08/03/2021%2012:01:44. Acesso em: 03 fev. 2021.
SILVA, A. M.; MENDES, E. G. Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 2, p. 217-234, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413- 65382008000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382008000200006.
SILVA, C. R.; KAULFUSS, M. A. A importância da família na educação infantil. Revista científica eletrônica de ciências aplicas da FAIT, Itapeva, v. 1, n. 14, p. 11-21, 2015. Disponível em:
http://fait.revista.inf.br/site/c/pedagogia.html. Acesso em: 05 mar. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA - SBI. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (sbi) sobre o novo coronavírus. Associação Médica Brasileira, 2020. Disponível em: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/03/a592fb12637ba55814f12819914fe6ddbc27760f54c56e3c50f35c1507af5d6f.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.