FÓRUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores/as

  • Luciana Soares Muniz Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.11-23

Palabras clave:

Fórum de Classe, Avaliação, Aprendizagem.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar e dialogar sobre uma proposta de avaliação qualitativa desenvolvida no âmbito da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se da realização dos Fóruns de Classe nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Fórum de Classe consiste em uma proposta de avaliação qualitativa que tem por princípio propiciar ao aluno um momento de aprendizagem, de experiência do exercício de cidadania, viabilizando uma avaliação de si, do outro e do contexto circundante, bem como aprender a ser avaliado, a ouvir e a debater sobre questões vividas no cotidiano escolar, proporcionando apontar possíveis soluções. Com efeito, tal proposta busca unir a aprendizagem dos conteúdos com o desenvolvimento integral do aluno, tendo em vista suas emoções. Portanto, nela estarão envolvidos os professores que atuam com a turma, alunos, equipe da gestão escolar e equipe da Psicologia Escolar, os Fóruns de Classe possuem uma estrutura e uma organização que viabilizava e concretizava uma proposta coletiva em que todos os envolvidos exercem a dialogicidade.

 

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

MUNIZ, L. S. FÓRUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 11–23, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.11-23. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31292. Acesso em: 23 jul. 2024.