Pandemia e Ensino

a implantação do ensino remoto na Escola Estadual Antonio Gröhs, em Água Boa-MT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59202

Keywords:

Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Ensino

Abstract

This article is the result of the experience of implementing Emergency Remote Education at the Antonio Gröhs Public School, in Água Boa-MT, during the COVID-19 pandemic. The structuring problem of this work is: how teachers and students of the Antonio Gröhs State School have faced the challenges posed by the COVID-19 pandemic in the context of Emergency Remote Education? To this end, the objective was to analyze the effects of the pandemic on the education offered by the school in question, based on the experience of remote education. Thus, questionnaires were applied to the teaching staff and students to collect data regarding the use of technological resources, in addition to understanding the complexity of the students' commitment to the new teaching modality, as well as presenting the challenges faced by students and teachers in the context of this pandemic. The methodology used was based on a quantitative study, executed out through questionnaires applied to teachers and students. This work is based on Arruda (2020), Freire (1996), Morán (2015), Moreira and Schlemmer (2020), Schneiders (2018) and also on the normative documents of MEC and SEDUC-MT. At the end of the study, we realized that, even as a viable alternative in the current pandemic scenario, face-to-face education is essential.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jallys Martins Mendes, Escola Estadual Antonio Grohs

Especialista em Ensino de Filosofia -  UCAM. Licenciado em Filosofia - PUC Campinas. Foi aluno especial na disciplina Adorno, Teoria Crítica e Literatura: Debates sobre Estética e Política do Mestrado em Literatura Comparada da USP (2020). Atualmente é aluno especial da disciplina Pesquisa em Filsofia e ensino do Mestrado profissional em Filosofia da UERN. É professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso.

References

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: revista de educação à distância. Porto Alegre, Volume 07, n. 01, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/issue/view/15 Acesso em: 23 setembro 2020.

BARBERIA, Lorena G; CANTARELLI, Luiz G. R; SCHMALZ, Pedro Henrique de Santana. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do COVID-19. FGV. Disponível em: http://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/remote-learning-in-the-covid-19-pandemic-v-1-0-portuguese-diagramado-1.pdf Acesso em: 23 de maio 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 26 set. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Do parecer no tocante a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Comissão: Luiz Roberto Liza Curi (Presidente), Eduardo Deschamps e Maria Helena Guimarães de Castro (Relatores) e Ivan Cláudio Pereira Siqueira (membro). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 26 set. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503 Acesso em: 23 setembro 2020.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 25 set. 2020.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H . Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l: s. n], 2013 Disponível em: https://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf Acesso em: 20 maio 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MATO GROSSO. Resolução Normativa nº 003/2020-CEE/MT. Dispõe sobre as Normas de Reorganização do Calendário para o Ano Letivo de 2020, a serem adotadas pelas instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, em razão da Pandemia da COVID-19. D.O.U. 19/06/2020. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/documento/8 Acesso em 26 set. 2020.

MATO GROSSO. Secretaria Estadual de Educação. Aplicativo Teams vai auxiliar alunos e professores nas aulas não presenciais. Cuiabá, 2020. Disponível em: http://www3.seduc.mt.gov.br/-/14918648-aplicativo-teams-vai-auxiliar-alunos-e-professores-nas-aulas-nao-presenciais Acesso em: 23 maio 2021.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. São Paulo, Volume II. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 22 setembro 2020.

MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 Acesso em: 25 maio. 2021.

SCHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Coletânea Cadernos Pedagógicos: Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lajeado, RS: Ed. da Univates, 1° ed., 2018. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf Acesso em: 23 setembro 2020.

UNESCO. O fechamento das escolas amplia as desigualdades de aprendizagem e prejudica crianças e jovens vulneráveis de maneira desproporcional. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition Acesso em: 23 setembro 2020.

Published

2021-06-24

How to Cite

MARTINS MENDES, J.; PEREIRA BARBOSA, M.; DA SILVA, M. J. . Pandemia e Ensino : a implantação do ensino remoto na Escola Estadual Antonio Gröhs, em Água Boa-MT. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 312–329, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59202. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59202. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.