Archives
-
Seções temáticas: 1. Linguística e Literatura: Diálogos Possíveis; 2. Estudos discursivos em uma perspectiva cuir/queer; 3. Diálogo com os clássicos: literatura greco-latina e suas múltiplas recepções; 4. Bruxas, Liliths e fadas: personagens insólitas na literatura e em outras artes (parte 2)
Vol. 40 No. único (2024)Thematic sections are completed throughout the year according to announcements.
-
Thematic Sections: 1. Translation and Interpreting Studies: Figures, Terms and Teaching Issues & 2. Poetry, Music, and Song: Inter-relationships and Genre Limits; 3. Witches, Liliths, and Faries: Unusual Characters in Literature and Other Arts (Part 1)
Vol. 39 (2023)Thematic sections are completed throughout the year according to announcements.
-
Seções Temáticas: 1. Diversidades sexuais, de gênero e identidade: afinidades na literatura e em outras artes e mídias & 2. Investigações em Linguística e Linguística aplicada: pesquisa e(m) formação
Vol. 38 (2022)A seção temática 1 contém contribuições que se engajam com questões relativas às “afinidades LGBTQIA+”, seja do ponto de vista teórico ou em relação a textos literários em quaisquer línguas ou em tradução, assim como produções em outras mídias.
A seção temática 2 contém contribuições que dão visibilidade às pesquisas conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos de modo a priorizar trabalhos de discentes e egressos/as, em coautoria com seus/suas orientadores/as.
O primeiro artigo de cada seção é de autoria dos respectivos organizadores.
-
Sign languages in context of use
Vol. 37 No. 2 (2021)Este volume congrega estudos que abordam a perspectiva linguístico/gramatical e descritiva das línguas de sinais, concepções na área do ensino, e também a tradução e interpretação de Língua de Sinais e da Libras, em especial.
-
Translation, intermediality, and teaching
Vol. 37 No. 1 (2021)This issue comprises articles, interviews, translations and book reviews addressing literature and one or more media in scenarios that include, but are not limited to: 1) case studies involving the classroom, 2) proposal of studies and teaching/learning methods that include literature and media, and 3) theoretical discussions on the interface between intermediality studies and educational contexts.
-
From Inquisition to Holocaust: Representations of Violence in the Literature
Vol. 36 No. 2 (2020)To be published.
-
Discursos de resistência em cenários de crise democrática: o campo das artes
Vol. 36 No. especial (2020) -
Resistance discourses on democratic crisis scenarios: the political field
Vol. 36 No. 1 (2020)This issue contains papers that promote, in the context of discourse studies, in their various aspects, an analysis of the resistance foci that are notable in the clash between the discourses that work for the consolidation of the universal human and democratic rights, and those who insist on the maintenance of the forms of domination, exploitation and submission: an analysis, in short, of the strategies and mechanisms of the application of resistance in the midst of crisis states.
-
Translation Evaluation
Vol. 35 No. 2 (2019)This issue contains articles on translation evalution, which provide evaluation procedures and instruments to the teaching and learning of translation.
-
Thinking (and doing) otherwise
Vol. 35 No. especial (2019)This special volume of Letras & Letras will have as its articulating axis the following question: What does it mean to think and do research in a different way, in the context of studies and teaching about the functioning of language(s) and processes of meaning making? Armed with a variety of theories, concepts and analytical procedures, the members of the Working Group on Transculturality, Language and Education, affiliated to the National Association of Postgraduate and Research in Letters and Linguistics (ANPOLL), propose to respond to this with scientific articles that make visible the epistemologies and analytical frameworks that they have been mobilizing and constructing to analyze and reflect on their research objects.
-
On the Utilities of Literature
Vol. 35 No. 1 (2019)This issue contains articles drawing on the notion that literature is useful.
-
O pirotécnico Murilo Rubião
Vol. 34 No. 2 (2018)O dossiê proposto por esta edição da Letras & Letras pretende abrir espaços reflexão sobre a rica prosa literária de Murilo Rubião, autor mineiro que influenciou a obra de muitos escritores de seu tempo e que ainda continuar a ser base para a literatura fantástica contemporânea.
-
Letramento crítico e ensino de línguas
Vol. 34 No. 1 (2018)O letramento crítico é um tema absolutamente atual que nos diz respeito a todos enquanto professores de línguas e formadores de cidadãos críticos, abertos a diferenças e capazes de intervir e participar de uma sociedade democrática.
-
O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal
Vol. 33 No. 2 (2017)A publicação proposta reúne trabalhos inéditos de pesquisadores que tratem de distintos e variados aspectos relacionados ao ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa como língua materna e como língua segunda ou estrangeira, destacando-se as pesquisas desenvolvidas em parceria por pesquisadores brasileiros e portugueses, principalmente.
-
Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: possibilidades de intervenção
Vol. 33 No. 1 (2017) -
Discurso, Subjetividade e Ensino
Vol. 32 No. 3 (2016)Número especial. -
Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: caminhos possíveis
Vol. 32 No. 2 (2016)Volume temático. -
Estudos em Tradução e Interpretação
Vol. 32 No. 1 (2016)Número temático. -
Edição Especial - IV SIELP
Vol. 31 No. 3 (2015) -
Estudos sobre variação linguística e o ensino de língua materna e/ou estrangeira
Vol. 31 No. 2 (2015) -
A literatura do século XXI: localismo versus alexandrinismo
Vol. 31 No. 1 (2015) -
Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais
Vol. 30 No. 1 (2014) -
REFLEX
Vol. 29 No. 2 (2013)